Doze dos 27 governadores se encontraram, nessa segunda-feira (4), com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para debater a proposta da chamada lei anticrime, que será encaminhada ao Congresso Nacional.

Governadores presentes elogiaram a proposta de realizar videoconferência em interrogatório de presos. Segundo os chefes dos executivos, gasta-se muito no transporte de detentos para as audiências na Justiça.

O governador de São Paulo, João Dória, defendeu que as videoconferências sejam, na maioria dos casos, obrigatórias.

Os governadores ainda solicitaram ao ministro Moro mais agilidade no repasse de recursos para presídios e segurança pública. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirma que a reivindicação foi feita por todos os presentes na reunião.

O governador do Ceará, Camilo Santana, que enfrenta uma onda de ataques de facções criminosas no estado, diz ter pedido ao ministro Sérgio Moro fiscalização do mercado de explosivos.

Em resposta à solicitação dos governadores para agilizar o repasse de recursos, Sérgio Moro destacou que o ministério estuda formas de desobstruir os gargalos que impedem o repasse, como a falta de projetos para construção de novos presídios. Em 2017, apenas 4% do montante de R$ 1,2 bilhão do Fundo Penitenciário foram usados pelos estados.

 

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *