Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais concedeu licença ambiental para reconstruir Bento Rodrigues, o distrito de Mariana destruído pelo rompimento da barragem de Fundão, que pertence à mineradora Samarco. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (5).
De acordo com a secretaria, a partir de agora, a Fundação Renova pode começar o reassentamento do novo distrito. A área licenciada é conhecida como Lavoura e tem 100 hectares.
Em novembro de 2015, um volume de 43,7 milhões de m³ de lama vazaram da barragem, na Região Central de Minas Gerais. O desastre deixou 19 mortos.
A autorização dada pela Semad inclui três tipos de licença, denominadas prévia, de instalação e operação. Conforme o governo, em cada etapa podem ser acrescentadas condicionantes com ações de compensação ambiental pela Renova.
A fundação ainda não confirmou se a entidade teve acesso aos documentos e disse que vai participar da solenidade de entrega oficial da licença na tarde desta quinta-feira (5), na Cidade Administrativa. Segundo a Renova, o pedido foi protocolado no dia 23 de maio e considera que o reassentamento vai ocupar 98 hectares.
A fundação foi criada mediante acordo entre União, estados e a mineradora Samarco – controlada pela Vale e pela BHP Billiton – para reparar os danos do rompimento da barragem.