Governadora Fátima Bezerra e senador Jean Paul se reuniram com o ministro da Ciência e Tecnologia (MCTIC), Marcos Pontes — Foto: Vinicius Borba
Governadora Fátima Bezerra e senador Jean Paul se reuniram com o ministro da Ciência e Tecnologia (MCTIC), Marcos Pontes — Foto: Vinicius Borba

O governo do Estado vai investir R$ 3 milhões na conclusão do projeto Infovia Potiguar, que tem como objetivo levar ciência e tecnologia ao interior do estado. A governadora Fátima Bezerra (PT) e o senador Jean Paul Prates (PT) conseguiram a aprovação da verba em audiência, nesta quarta-feira (6), com o ministro da Ciência e Tecnologia (MCTIC), Marcos Pontes. A reitora da UFRN, professora Ângela Paiva, também participou da reunião.

poder Executivo afirma que o projeto fortalece a inclusão digital na rede de instituições de educação do estado, que inclui a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Instituto Federal. Serão sete redes metropolitanas, além de Mossoró e Caicó, instaladas nos municípios de Currais Novos, Santa Cruz, Açu/Ipanguaçu, Ceará Mirim, São Gonçalo do Amarante, João Câmara e Pau dos Ferros.

A manutenção da infraestrutura óptica da Infovia Potiguar foi formalizada mediante Acordo de Cooperação Técnica com três provedores regionais no prazo de 10 anos (PPP).

Parque Tecnológico

Fátima Bezerra e Jean Paul pediram ainda ao ministro apoio para a criação do Parque de Tecnologia da UFRN, em Macaíba, Grande Natal, onde hoje funciona o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), Campus do Cérebro. O projeto precisa de investimento em infraestrutura. Marcos Pontes prometeu estudar uma forma de implementar o projeto e anunciou que quer conhecer pessoalmente as instalações do IIN-ELS.

Segundo o governo, o ministro garantiu ainda que as áreas que não têm atualmente acesso à internet vão ser contempladas com sinal via satélite, administrado hoje pela Telebrás e pelo ministério. O senador e a governadora solicitaram também auxílio à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN).

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *