O Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), está investindo em melhorias no Hospital Maria Alice Fernandes para garantir a qualidade no atendimento à população. Será aberta uma enfermaria neonatal com oito leitos, além de reformas no lactário (unidade com área restrita, destinada à limpeza, esterilização, preparo e guarda de mamadeiras, basicamente, de fórmulas lácteas) e enfermarias.
“Temos uma enfermaria neonatal que está equipada e já vamos inaugurar amanhã. Além disso, estamos para iniciar uma reforma no lactário, construção de mais sete leitos de enfermaria, um almoxarifado e um espaço novo para o projeto Classe Hospitalar – um projeto de apoio educacional às crianças internadas – num investimento em torno de 700 mil reais”, disse Suyame Ricarte, diretora geral do hospital. O Maria Alice também atua na área de ensino com resolutividade, ética e humanização.
A Unidade de Dependentes de Ventilação Mecânica (UDVM), que antes possuía sete leitos, passou a ser Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) e agora conta com 10 leitos, recebendo pacientes de longa permanência que podem precisar ou não da ventilação mecânica.
Atualmente, o hospital conta com uma equipe multidisciplinar de 595 profissionais, treinados para oferecer uma assistência digna com segurança e qualidade à população nas clínicas pediátricas e cirúrgicas, com mais de mil atendimentos por mês entre ambulatório e internamento. Possui 39 leitos clínicos (pediátrico e neonatal), 19 cirúrgicos, 10 UCP, 2 leitos de estabilização e 11 de observação além de 02 salas no Centro Cirúrgicos, que realizam cirurgias eletivas e de urgência.
O Hospital Maria Alice Fernandes é uma unidade de médio porte, referência em pediatria no Estado do Rio Grande do Norte. Disponibiliza serviços de Cirurgia Pediátrica e atendimento de Pronto Socorro regulado e uma Unidade de Cuidados Prolongados. A instituição presta atendimento de urgência e emergência a crianças e adolescentes, correspondendo à faixa etária de 0 a 14 anos.