A Secretaria Estadual da Cultura lançou o segundo de quatro blocos de Editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). De acordo com o Governo do RN, nesta etapa, serão distribuídos mais de 3,6 milhões de reais para pontos e pontões de cultura do estado. As inscrições podem ser realizadas através do portal Mais Cultura RN até o próximo dia 30.
O bloco II contempla dois editais:
- Edital de Premiação de Pontos e Pontões De Cultura
- Edital de Fomento a Projetos Continuados de Pontões de Cultura
Somados, os dois editais irão contemplar 86 propostas.
O primeiro bloco, lançado em 30 de novembro, contempla editais de premiação e segue com inscrições abertas.
“Assim como nos editais do primeiro bloco, onde serão reconhecidas e premiadas iniciativas da cultura popular, da cultura urbana e periférica, e das comunidades tradicionais, neste segundo bloco serão reconhecidas e premiadas as contribuições dos Pontos e Pontões de Cultura, que são ferramentas importantíssimas no desenvolvimento de ações culturais dentro das comunidades e demais esferas da sociedade”, explica a Secretária de Cultura do Estado, Mary Land Brito.
A titular da pasta destaca ainda que entidades e coletivos não certificados, mas com características de Pontos de Cultura, desde que atendam aos requisitos previstos no edital, serão certificados pelos editais e poderão concorrer.
De acordo com a Política Nacional de Cultura Viva, um Ponto de Cultura é uma instituição privada sem fins lucrativos ou um grupo cultural que desenvolve ações específicas em comunidades locais e regionais. Já um Pontão de Cultura, além de desenvolver ações culturais, também atua em rede com outros Pontos de Cultura e governos locais, promovendo atividades de forma articulada e abrangente, coordenando e apoiando múltiplos Pontos de Cultura em nível estadual, regional ou temático.
Confira os detalhes de cada Edital do Bloco II
Edital de Premiação de Pontos e Pontões de Cultura
Premiação de projetos, iniciativas, atividades ou ações de Pontos e Pontões de Cultura, nos termos da Política Nacional de Cultura Viva. Trata-se, portanto, de reconhecimento pela contribuição já realizada por Pontos e Pontões de Cultura (com ou sem CNPJ); além de entidades (com CNPJ) e coletivos informais (sem CNPJ) que ainda não são certificadas como Pontos ou Pontões de Cultura, mas que têm características de Pontos de Cultura e serão certificadas por meio deste edital, desde que atendam aos requisitos previstos no edital.
Edital de Fomento a Projetos Continuados de Pontões de Cultura
Seleção de projetos que desenvolvam, acompanhem e articulem atividades culturais, em parceria com as redes regionais, identitárias e temáticas de pontos de cultura e outras redes temáticas, que se destinam à mobilização, à troca de experiências, ao desenvolvimento de ações conjuntas com governos locais e à articulação entre os diferentes pontos de cultura que poderão se agrupar em nível estadual e/ou regional ou por áreas temáticas de interesse comum, visando à capacitação, ao mapeamento e a ações conjuntas, nos termos da Política Nacional de Cultura Viva.
Serviço
Para dúvidas sobre Editais do Bloco II, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp: 84 98614-4427. O atendimento é realizado em dias úteis, das 09h às 18h. A Secult também disponibiliza atendimento presencial, realizado no Complexo Cultural Rampa, em dias úteis, das 09h às 17h.
Fonte: G1RN