É na esquina do continente, em um lugar de imensa riqueza natural, nas terras em que está fincado o Marco Colonial de Touros, que tudo inicia. Para onde o turista for, o destino dele começa aqui. Foi ressaltando esses privilégios que, em uma ação inédita, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, lançou a nova campanha turística do Rio Grande do Norte: “Tudo Começa Aqui”. O evento foi realizado na noite dessa terça-feira (13) no Centro de Convenções, em Natal, com a presença do governador Robinson Faria, dos secretários de Estado Ruy Gaspar (Turismo)e Vagner Araújo (Ação Social/Governo Cidadão), de gestores públicos, representantes do trade turístico, imprensa e dirigentes de entidades representativas do turismo do RN.
O chefe do Executivo estadual destacou a realização da Campanha e a prioridade que o Governo deu para o setor. “Estamos deixando um legado para a posteridade, para o turismo que foi meta fundamental do nosso Governo, pois este é um dos segmentos que ajuda o nosso estado a crescer, gerando renda e emprego para o nosso povo. Essa campanha foi planejada com carinho para devolvermos a autoestima ao RN, restaurar o sonho, a esperança e o amor pelo nosso Rio Grande do Norte”, frisou.
Com investimento total de R$ 2,6 milhões, via recursos do programa Governo Cidadão, do Banco Mundial, a campanha “Tudo Começa aqui” integra uma das ações mais importantes do segmento turismo da história do Estado potiguar: O Plano Estratégico e de Marketing Turístico do RN. Desenvolvido através de um amplo estudo, o qual teve duração de um ano e meio, o Plano objetivou estimular a interiorização do turismo destacando as potencialidades dos cinco polos turísticos do estado, seja por meio do turismo religioso, histórico, de aventura ou gastronômico, aliando recursos de infraestrutura e planejamento promocional para o setor nos próximos 15 anos.
Ruy Gaspar lembrou que a campanha vem para expandir o mercado e o reconhecimento turístico. “Ela vai trazer uma forte revelação do RN, tanto para o Brasil, para o exterior e para nós, norte-rio-grandenses. Buscamos uma provocação histórica, teórica sobre o descobrimento do Brasil começar aqui”, afirmou sobre a inspiração temática da iniciativa.
A campanha é apresentada por meio de folders dos cinco polos turísticos – Costa das Dunas, Costa Branca, Agreste Trairí, Seridó e Serrano – de um vídeo, displays que serão alocados em aeroportos, shopping centers e estandes de feiras, além de itens promocionais, como sacolas e camisetas, que serão distribuídos nos eventos. Na ocasião, também foi apresentada a nova identidade visual que inclui um novo slogan e diretrizes gráficas que remetem ao estilo artístico do cordel e xilogravuras.