O Ministério do Meio Ambiente vai monitorar a qualidade do ar nas grandes cidades e disponibilizar as informações sobre a poluição atmosférica para a população por meio de site e de um aplicativo de celular, em tempo real. A ação faz parte do programa Ar Puro, lançado ontem (13) pela pasta, em razão do Dia Interamericano da Qualidade do Ar, comemorado anualmente na segunda sexta-feira de agosto.
O aplicativo vai integrar o Sistema Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar (MonitorAr), uma plataforma alimentada automaticamente por dados locais e seguindo padrões internacionais de classificação. Segundo o ministério, o MonitorAr vai integrar os dados de todas as estações de monitoramento de qualidade do ar no Brasil.
Até o momento, 126 estações nos estados da Bahia, do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e de São Paulo já estão integradas ao novo sistema. Também serão instaladas estações em 17 estados do país que ainda não contam com essa estrutura.
O ministério disse que o monitoramento é fundamental para a prevenção de doenças respiratórias, para o combate às chuvas ácidas, responsáveis pela corrosão de materiais e contaminação de solo e água. Também vai auxiliar na redução dos impactos econômicos causados pela poluição atmosférica.
Além do sistema de monitoramento da qualidade do ar, o ministério também lançou um Guia Técnico para o Monitoramento e Avaliação da Qualidade do Ar como parte das ações do programa, que integra a Agenda Ambiental urbana do órgão.
Fonte: Agência Brasil
Um caminhão com uma carga de argamassa saiu da pista nas primeiras horas da manhã…
O Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte abriu uma investigação para apurar…
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas para o…
Três suspeitos foram presos em Parnamirim após realizarem um assalto em uma clínica, no bairro de passagem…
A deputada estadual Eudiane Macedo (PV) registrou um boletim de ocorrência nesta segunda-feira (23) após…
O horário de funcionamento para o período de Natal nos centros comerciais e nos shoppings da da…
This website uses cookies.