O governo do Rio Grande do Sul investiga a morte de 552 mamíferos aquáticos, entre leões-marinhos e lobos-marinhos, cuja suspeita é de gripe aviária.

Os casos começaram a ser notificados no dia 30 de setembro, e tiveram o resultado positivo para a doença confirmado no dia 3 de outubro, de acordo com o governo.

Destes, há três focos de doença confirmados, além de um caso em um pássaro:

  • Cassino: leões-marinhos
  • Santa Vitória do Palmar: lobos e leões marinhos
  • Torres: leões marinhos
  • São José do Norte: ave marinha

 

Os focos são as regiões onde a doença é confirmada em um ou mais animais. Até o momento, não há contágio entre humanos ou animais de estimação.

De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, não são feitos novos testes em animais de espécies em que a doença já foi detectada, e a gripe aviária é atribuída a todos os animais encontrados mortos ou doentes.

Segundo orientações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), não são coletadas mais espécies em que já há resultado positivo para a doença.

Todos os animais precisam ser enterrados para evitar que o vírus se espalhe. O governo do estado alerta para que frequentadores de praias evitarem chegar perto de animais mortos ou doentes. Também é recomendado evitar levar animais domésticos para a beira da praia.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *