O Grupo Reviver vai retomar o mutirão de mamografias na Unidade Móvel Savana Galvão a partir de 8 de junho. Novas práticas serão incorporadas para resguardar as pacientes e profissionais, minimizando os riscos de contaminação pela Covid-19.
Segundo dados das Sociedades Brasileiras de Cirurgia Oncológica e de Patologia, em dois meses de pandemia, cerca de 50 mil pessoas deixaram de ser diagnosticadas com câncer em todo o Brasil pela falta de realização de exames.
De 8 a 19 de junho, à exceção dos finais de semana e feriado de Corpus Chirsti (11), a unidade móvel estará, das 7h30 às 15h, na Policlínica Dr Zeca Passos, situada à Praça Augusto Severo, na Ribeira.
“Temos consciência da relevância do nosso trabalho e da importância do diagnóstico precoce. Suspendemos nossas atividades no início da pandemia do novo coronavírus porque era o recomendado pelas autoridades sanitárias. Agora, sabemos quais são os cuidados necessários para evitar o contágio e também sabemos que suspender a realização das mamografias por mais tempo só irá aumentar a demanda reprimida. O diagnóstico precoce do câncer de mama continua a ser a arma mais eficaz para o sucesso do tratamento”, afirmou a presidente do Grupo Reviver, Ana Tereza Mota.
A demanda de pacientes continua a ser livre, com distribuição de fichas sempre no início do expediente e com atendimento das 7h30 às 15h. Na fila de espera, a distância entre as pacientes será de dois metros, todas usando máscara – aquela que por ventura não tiver, o Grupo Reviver fornecerá; antes de subir na unidade móvel, a temperatura de cada mulher será verificada por termômetro digital infravermelho de testa e será fornecido álcool para higienização das mãos. Na recepção, foi instalada uma divisória de acrílico, além do uso de álcool e luvas; e as técnicas usarão capotes, luvas e máscaras de acetato.
A presidente do Grupo Reviver acrescentou que foi realizado o plano de manutenção, operação e controle (PMOC) do sistema de climatização para renovação do ar e adequação do número de ocupantes por metro quadrado, com o objetivo de eliminar ou minimizar os riscos potenciais a saúde dentro da Unidade Móvel Savana Galvão.
Fonte: G1RN