O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do Democratas do Rio de Janeiro, se reuniram nessa terça-feira (5) em Brasília. Guedes apresentou a Maia três modelos de reforma da Previdência.

As alterações das regras da aposentadoria devem ocorrer por meio de uma PEC, Proposta de Emenda à Constituição. Rodrigo Maia acredita que ao receber o texto, em até dois meses, conclui a tramitação da PEC na Câmara, que precisa apreciar o projeto na Comissão de Constituição e Justiça e na Comissão Especial, antes de votar em plenário.

A equipe econômica trabalha com três cenários de transição entre o atual regime de Previdência Social e a nova Previdência: com 10, 15 ou 20 anos. A expectativa do ministro Paulo Guedes é de que, ao fim da transição, a economia seja de R$ 1 trilhão.

Paulo Guedes disse que, independentemente da decisão da equipe econômica, a palavra final será do presidente Jair Bolsonaro.

A ideia é enviar a PEC da reforma da Previdência ao Congresso Nacional ainda neste mês. Para os próximos dias, a expectativa é que Paulo Guedes se reúna com outros membros do governo e com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá.

Na noite da segunda-feira (4), Guedes jantou com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Antonio Dias Toffoli. Nem a equipe de Paulo Guedes, nem a de Toffoli divulgaram o local do jantar ou o assunto tratado no encontro.

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *