A candidatura de novas praias e marinas brasileiras foi aprovada, em Brasília, pelo júri nacional do programa Bandeira Azul. Ao todo, sete praias, duas lagoas e duas marinas passaram pelo comitê do programa, que reconhece internacionalmente litorais turísticos seguros e ambientalmente preservados.
O Ministério do Turismo é um dos membros que compõe o júri nacional do programa. Para o ministro, Henrique Eduardo Alves, a certificação reforça a preocupação com as questões ambientais e agrega valor aos destinos turísticos.
A Bandeira Azul será hasteada pela 1ª vez nas lagoas do Peri (SC) e Iriry (RJ); nas praias de Palmas (SC), Guadalupe (BA) e Remanso (RJ). Duas foram renovadas: Praia do Tombo (SP) e Prainha (RJ). As marinas Costabella (RJ) e Marinas Nacionais (SP) também se candidataram para renovação.
O Programa Bandeira Azul promove o uso sustentável das áreas costeiras (marinhas e de água doce) por meio de ações de educação e informação ambiental, qualidade da água e balneabilidade, segurança dos usuários e gestão ambiental. O objetivo do programa é unir turismo e lazer às questões ambientais a níveis local, regional, nacional e internacional.