O designer Daan Roosegaarde criou o protótipo de um purificador de ar que deverá ser construído em setembro na cidade de Roterdã, Holanda. Desenhado em forma de torre, o aparelho de 6,5 metros será o maior purificador de ar do mundo.
A iniciativa é uma resposta a um dos maiores problemas das grandes cidades: a poluição do ar. Através da tecnologia iônica, o aparelho, nomeado Smog Free Project, deverá sugar o ar poluído, purificá-lo e devolvê-lo limpo.
A torre purificadora conta com a colaboração da companhia ENS Europe e do professor Bob Ursem, da Universidade Técnica de Delft, e contou com o financiamento de 165 milhões de euros dedicados à limpeza da cidade. A ideia é levar o purificador para outras cidades posteriormente, como Pequim e Cidade do México.
Roosegaarde acredita que a torre não traz apenas inovação tecnológica, mas social também. Ele pretende concluir o projeto lançando uma coleção de joias contendo partículas de ar contaminado e justifica: “Todo o meu trabalho começa na arte. Quero colaborar com as pessoas. Criar uma paisagem inteligente do futuro”.