Um homem de 52 anos que testou positivo para o novo coronavírus foi detido pela Polícia Militar ao descumprir a quarentena determinada pela equipe de saúde e ir à agência da Caixa Econômica de Assú, no Oeste potiguar. O caso aconteceu na manhã dessa sexta-feira (8).
De acordo com a polícia, ele foi reconhecido por servidores da Vigilância Sanitária, que faziam uma ação de orientação sobre prevenção à doença na fila. Às autoridades, ele afirmou que quebrou a quarentena e foi ao banco porque precisava sacar o auxílio emergencial de R$ 600.
O caso aconteceu por volta das 10h. Ao reconhecer o paciente, a equipe da Vigilância Sanitária acionou os policiais, que abordaram o homem e confirmaram a identidade dele.
Ele foi levado à delegacia do município, assinou um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) e deverá responder em liberdade por crime contra a saúde pública.
Teste positivo
Ainda de acordo com a polícia, o homem procurou o serviço de saúde pública no município no dia 27 de abril e o resultado positivo para a doença saiu no dia seguinte. A orientação era de que ele passasse pelo menos 14 dias em casa.
Nessa sexta-feira (8), após assinar o TCO, ele foi levado de volta para casa e orientado a permanecer no isolamento. Um irmão dele também assinou um termo de responsabilidade.
Nessa sexta-feira (8), a Secretaria Estadual de Saúde confirmou o terceiro óbito por Covid-19 no município de Assú, que tem 58 mil habitantes, segundo o IBGE. Até o último boletim epidemiológico estadual, divulgado na quinta-feira (7), a cidade registrava 49 casos confirmados e 46 suspeitos para a doença.