A Casa de Saúde São Lucas divulgou uma nota no fim da tarde desta quinta-feira (5) uma nota negando casos de pacientes de meningite meningocócica na unidade. A informação estava sendo repassada através de redes sociais e é falsa. “Ao que parece, algumas pessoas tem interesse em disseminar informações falsas, causando pânico na população”, diz o texto, assinado pela direção do hospital.
Segundo a nota, três pacientes estão internados com infecção no sistema nervoso central, entre eles o ex-governador do estado, Iberê Ferreira de Souza. O texto repassado nas redes sociais afirma que haviam pacientes com meningite meningocócica internados na unidade. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), em 2014 foram registradas quatro mortes por causa da meningite e descartou um surto da doença. Uma coletiva de imprensa para tratar do assunto foi marcada para a manhã desta sexta-feira (6).
A meningite é uma doença que atinge o sistema nervoso, com uma inflamação na membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. De acordo com o Ministério da Saúde, é geralmente causada por vírus ou bactéria. Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômito, rigidez da nuca, moleza do corpo, confusão mental e, em alguns casos, delírio e coma.