A prefeitura de Natal anunciou a construção de um novo empreendimento comercial na área que abriga a estrutura do antigo Hotel Reis Magos, abandonado há 22 anos. Segundo o grupo Hotéis Pernambuco S/A, proprietário do imóvel, o tipo de negócio que será feito no local ainda não foi definido.
“Precisamos fazer um estudo de negócio para verificar qual a melhor proposta para a área. Se será um novo hotel, um centro comercial ou outro tipo de empreendimento, ainda não temos condições de apontar”, explicou José Pedroza, membro do Conselho de Administração do Hotéis Pernambuco.
Para o prefeito Carlos Eduardo, o investimento no local é uma boa notícia. “Vai transformar aquela importante área da nossa orla que hoje está degradada, aumentando seu potencial atrativo para natalenses e turistas. Isto, por sua vez, também gera novas possibilidades para a nossa economia e em geração de empregos”, declarou.
Segundo a prefeitura, o empreendimento será batizado com o nome de Aluízio Alves, ex-governador do Rio Grande do Norte, falecido em 2006.
Desde que anunciou a demolição do prédio para construir um shopping anos atrás, o grupo Hotéis Pernambuco S/A tem enfrentado resistência de parte da sociedade, que defende preservar e revitalizar a estrutura por seu valor histórico, arquitetônico e simbólico.
Inaugurado em 1965 como o primeiro hotel de luxo da cidade, o hotel está abandonado desde 1995. Atualmente, é usado como dormitório por desabrigados e usuários de drogas, além de acumular lixo e contribuir com a proliferação de vetores de doenças, como ratos e insetos.
Em janeiro, a Justiça Federal derrubou uma liminar, pedida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que determinava o tombamento do Hotel Reis Magos. Sem novos empecilhos jurídicos, o grupo fica livre para demolir ou intervir na estrutura do prédio.
*Com informações do G1RN