O Ibovespa encerrou a sexta feira em alta de 0,28%; na semana, a alta é de 4,48% O Ibovespa operou em torno da estabilidade, sem força para se firmar em uma direção única. De acordo com analistas, tanto o bom humor do mercado externo quanto as boas perspectivas dos investidores com relação ao crescimento global e doméstico limitaram qualquer realização. O índice à vista encerrou a sessão em alta de 0,28%, aos 84.524,57 mil pontos. Na semana, os ganhos são de 4,48% e, no ano, 10,63%.

O bom andamento dos pares em Wall Street e das outras bolsas também segurou o índice brasileiro, que, em vários momentos do pregão, oscilou de acordo com o ritmo do Dow Jones, que se manteve em alta. A intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro não teve influência sobre a sessão de negócios, segundo os analistas. E nem mesmo o que deriva disso, ou seja, a eventual suspensão da apreciação da reforma da Previdência pelo Congresso – uma vez que não é permitido alteração na Constituição Federal com uma intervenção decretada -, teve impacto significativo.

O presidente Temer afirmou que, se sentir que há votos para a aprovação, pode interromper temporariamente a ação, votar a reforma e depois retomar. Analistas de mercado dizem que a não aprovação das novas regras de aposentadorias do país já está precificada. No entanto, há um receio de que, sem a reforma, outras duas agências de classificação de risco, a Fitch Ratings e Moody’s, também rebaixem a nota de crédito do país a exemplo do que fez a S&P Global, em janeiro passado. O que pode azedar o mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *