O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) vai entregar autorizações das atividades voltadas à visitação turística nos parrachos de Maracajaú e Rio do Fogo na manhã desta sexta-feira (25). Localizados na Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais, os parrachos foram considerados aptas a exercerem a atividade. Em evento de entrega da autorização acontece na praia de Maracajaú.
“O objetivo do Idema, como órgão gestor da APARC, é ordenar as atividades aliando o desenvolvimento econômico junto ao desenvolvimento sustentável da área”, afirmou a gestora da Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais, Luísa Moreira.
Em julho deste ano, o Ministério Público do Rio Grande do Norte e o Ministério Público Federal do RN solicitaram que a Marinha do Brasil, o Ibama e o Idema realizassem fiscalizações nas áreas de visitações turísticas. O objetivo era garantir o uso sustentável da APARC e o respeito às previsões do Plano de Manejo e Zonamento.
Em nota, o Idema informou que os autorizados deverão seguir as diretrizes do Plano de Manejo de Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais, além de “obedecer a limitação de quotas de visitação diária, o sistema de rodízio, os pontos fixos de embarque, dentre outras”.
O Idema ainda informou, na nota, que a visitação dos parrachos vem sendo discutida em reuniões pelo Idema junto ao Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Capitania dos Portos e Ibama, ressaltando a importância da participação conjunta de entidades para que a regularização da atividade seja efetiva.