O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) prorrogou os prazos de três editais para ingresso na instituição por causa da pandemia do novo coronavírus. Com isso, as inscrições para o ProITEC, Técnico Subsequente e Projeta seguem até 15 de junho.
A execução das etapas das seleções para estes editais está sob a responsabilidade da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern).
Com o isolamento social em decorrência da Covid-19, os editais foram alterados, segundo o IFRN, com o intuito de permitir que os estudantes interessados nos processos seletivos possam ter tempo hábil de inscrição.
Confira os editais que tiveram mudança nos prazos:
ProITEC
O Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC) é um curso de Formação Inicial e Continuada, na modalidade de Educação a Distância, com carga-horária total de 160 horas.
De acordo com a instituição, o ProITEC objetiva o aprofundamento de aprendizagem de alunos das escolas da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania, e funciona como um preparatório para o Exame de Seleção anual do Instituto.
Os interessados devem se inscrever pelo Portal da Funcern. Para realizar a inscrição, é necessário pagar a taxa de R$ 30. O aluno que não tenha acesso à internet poderá fazer a sua inscrição – assim que acabar o isolamento – em qualquer um dos campi do IFRN, em dias úteis, nos horários de funcionamento de acordo com o edital.
De acordo com o Instituto, poderão participar do ProITEC alunos que estejam regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental em escola da rede pública, ou pessoas que tenham concluído essa fase do ensino. É preciso ter cursado cursado todos os do Ensino Fundamental exclusivamente em escola pública.
Subsequente e Integrado (Proeja)
Para o Proeja, serão 40 vagas, para o Campus Mossoró, no curso de Edificações no período noturno; para os cursos na forma subsequente, as 1.303 vagas divulgadas envolvem 20 cursos, oferecidos em 15 campi. As inscrições, também custam R$ 30 e seguem até 15 de junho, no Portal da Funcern.
Para o Subsequente, o processo seletivo estará aberto a quem tem certificado de conclusão do ensino médio (ou de curso equivalente); para o Proeja, a seleção estará aberta exclusivamente aos portadores de, no máximo, certificado de conclusão do Ensino Fundamental (ou de curso equivalente), que desejem cursar o ensino médio integrado a uma formação profissional e que tenham, até o último dia de matrícula deste Processo Seletivo, 18 anos completos.
Os interessados nos processos seletivos, com prova agendada para 23 de agosto de 2020, terão das 8h ao meio-dia para responder a questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática, além de fazer a Produção Textual Escrita. O cronograma e os demais detalhes do Processo Seletivo podem ser consultados nos editais.
Confira os editais:
Fonte: G1RN