O SENAI/Centro de Educação e Tecnologias em Construção Civil Rosária Carriço, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte (CAU/RN), realizam de 24 de maio a 5 de junho a II Mostra SENAI de Arquitetura, que traz como tema “Arquitetura inteligente: reuso e criatividade”, dentro do conceito de sustentabilidade, como foi a do ano passado.

A Mostra, que será aberta nesta quarta-feira, 24, às 9 horas, no Centro Rosária Carriço, se desenvolverá por meio dos projetos de arquitetura de interiores de oito grupos, formados por 30 jovens profissionais, com destaque para os ambientes: Recepção, Sala de Estar, Sala de TV, Sala de Leitura, Pátio de Encontro e Lavabo, Quarto do Casal, Quarto dos Filhos e Cozinha, todos produzidos com reuso de materiais, utilizando como suporte os conhecimentos práticos dos alunos do SENAI para a materialização desses ambientes.

“A população vai perceber, nesta mostra, que pode ter beleza e sustentabilidade nas suas casas e locais de trabalho, com materiais de baixo custo”, explica a diretora regional do SENAI, Roseanne Azevedo. A realização do evento, segunda ela, significa, também, um êxito, porque demonstra que o arquiteto pode encontrar em um técnico de eletricidade, em edificação, em hidráulica, e em outras especialidades do Centro Roçaria Carriço um parceiro para executar seus projetos.

“Os arquiteto recém-formados vão buscar nestes técnicos os parceiros para ideias inovadoras. Os profissionais muitas vezes passam um tempo significativo para conceber seus projetos, com pesquisa e desenvolvimento dos conceitos, então precisam de pessoas qualificadas na execução e para evitar dificuldades que podem ser evitadas”, completa a diretora regional do SENAI.

A presidente do CAU/RN, Patrícia Luz, diz que a ideia da Mostra surgiu por conta da necessidade de propiciar ao arquiteto e urbanista recém formado, um novo olhar sobre a arquitetura sustentável, tema ainda pouco explorado. “Então, a parceria desde o início já buscou tanto viabilizar uma ação neste sentido, como também proporcionar uma interação entre os atores de uma mesma cadeia de serviços no universo da construção civil, os arquitetos e os alunos da Escola Senai, que de lá sairão com um ofício ligado a este universo”, informa.

Para a segunda edição, Patrícia Luz reafirma a importância desta troca de conhecimentos, e pontua a atualidade do tema sustentabilidade, que agora invoca o reuso e a criatividade. “É o resultado de uma parceria de sucesso. Ao arquiteto, a oportunidade de interagir participando da realização dos serviços; e aos alunos do Senai, a oportunidade de aprender já entendendo como atua o profissional de arquitetura”, destaca.

A Mostra que é fruto da parceria de duas entidades, proporcionou aos grupos a liberdade de procurar parceiros independentes para a formatação de cada espaço. Os ambientes trazem uma decoração inspirada na arquitetura moderna e industrial, reforçando o poder de cores neutras, como o cinza e confirma a importância de materiais rústicos para composição dos ambientes.

Fonte: FIERN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *