Categories: Blog

INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS – Fábio Ferreira

INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS –

Nas últimas décadas vivenciamos  um crescimento exponencial de acesso à informação e comunicação, esse fato gerou diversas demandas que atingem profissionais de diferentes áreas do conhecimento, sendo assim, é necessário a inovação tecnológica dos trabalhadores de todos os setores produtivos para otimização do acesso a informação; profissões que não se adequam a essa realidade, caem em declínio de competitividade no mercado de trabalho, devido a sua obsolescência; essa regra se aplica também ao nicho educacional.

A maioria das escolas atuais estão equipadas com laboratórios informatizados, com acesso à rede mundial de computadores, aplicativos de produtividade que possibilitam a criação e edição de textos, a elaboração de apresentações, a implementação de planilhas eletrônicas e a edição de imagens; além de disponibilizar outros diversos softwares educacionais que estão disponíveis no mercado atualmente; no contexto educacional contemporâneo a informática deixou de ser um mero coadjuvante nos processos pedagógicos e se tornou um mecanismo de grande valia para o desenvolvimento do ensino.

Para trabalharmos os recursos digitais supracitados no âmbito pedagógico e garantir com maior eficiência ao processo de ensino-aprendizagem, devemos encarar tais artifícios, como instrumentos facilitadores nas etapas da construção do conhecimento, ou seja, são mediadores e não um fim especifico. Além disso, é necessário que o docente esteja capacitado a utilizar esses mecanismos e, junto com o aluno, extrair o melhor que a informação pode nos dar. Vale ressaltar que, apesar de toda a facilidade de acesso à informação que temos hoje, o professor nunca será substituído, pois ele é o responsável pelo desenvolvimento cognitivo, construção de valores e orientação da criança.

As principais vantagens de empregarmos estes aparatos seriam: a agilidade no acesso à informação; o auxílio na compreensão de fenômenos diversos através de elementos audiovisuais e proporcionar uma maior interação entre alunos e professores, a internet possibilita diversos tipos de comunicações e interações entre culturas, permite a inclusão social e torna possível o ensino a distância (EAD), extinguindo os limites geográficos.

Dentro deste cenário, a Casa Durval Paiva investe na capacitação do seu quadro pedagógico, para que este execute com o máximo de eficácia as atividades inerentes a educação; para tal fim, a instituição dispõe de laboratório informatizado, estúdio multimídia e parcerias que disponibilizam serviços como o Google Sala de Aula (gerenciador de atividades) os treinamentos/plataforma de ensino a distância da Microsoft, que é ofertada através da Associação Telecentro de Informação e Negócios.

 

 

Fábio FerreiraProfissional de TI da Casa Durval Paiva

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

COTAÇÕES DO DIA

DÓLAR COMERCIAL: R$ 6,1730 DÓLAR TURISMO: R$ 6,4410 EURO: R$ 6,4220 LIBRA: R$ 7,7440 PESO…

21 horas ago

Marinha disponibiliza telefones para denúncias relacionadas à segurança da navegação; confira contatos no RN

A Marinha do Brasil disponibilizou dois números de telefone para denúncias relacionadas à segurança da…

21 horas ago

Caixa de transporte, regras e preparo: guia explica como viajar de avião com cães e gatos

Viajar de avião com animais requer planejamento, desde a compra da caixa de transporte adequada…

21 horas ago

Chuvas fortes devem seguir até o final de semana no país

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para hoje (26) e sexta-feira (27) é de…

21 horas ago

Famílias enterram corpos das vítimas de acidente em MG

As famílias começaram a enterrar os corpos das vítimas do acidente que matou 41 pessoas…

22 horas ago

Dinossauro mais caro do mundo é exposto em museu em Nova York

Bem no meio da selva de pedra que é Nova York, o "novo" habitante já está…

22 horas ago

This website uses cookies.