A incubadora de empresas Inova Metrópole, do Parque Tecnológico Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abriu, a partir desta segunda-feira (4), inscrições para seleção de empreendedores interessados em integrar o seu Programa de Pré-incubação. São oferecidas vagas para quatro projetos. O período de inscrições vai até o dia 14 de novembro. O acesso ao edital e a inscrição podem ser feitos por meio do site da incubadora.
O processo seletivo visa a eleger projetos de empreendimento na área de Tecnologia da Informação (TI) que estejam em processo inicial de amadurecimento, mas que já tenham um protótipo funcional de produto ou serviço. Os selecionados vão receber benefícios como infraestrutura física, consultorias em áreas como contabilidade, marketing e gestão, além de acesso a ecossistemas empresariais e acadêmicos.
Fases da seleção
A seleção será conduzida por meio de uma comissão instituída pela Inova Metrópole e terá duas etapas: análise documental e avaliação da proposta de produto ou serviço.
Na primeira fase, serão avaliados os documentos anexados no ato de inscrição, momento em que a comissão vai averiguar a veracidade e o envio completo de todo o material exigido em edital.
Na segunda, os candidatos serão convocados para uma entrevista junto à comissão. Neste momento, os concorrentes farão eventuais complementações para avaliação da proposta de negócio. Também será analisado o currículo do empreendedor, sua disponibilidade de tempo para o negócio e demais aspectos sobre o produto ou serviço, como tecnologia, capital, entre outros.
Empresas já constituídas poderão participar do processo desde que não tenham sido graduadas pela Inova Metrópole anteriormente e nem tenham débitos com a incubadora. Além disso, será preciso anexar, no ato de inscrição, uma série de documentos previstos no edital.
Programas
A vinculação à incubadora Inova Metrópole funciona por meio de dois programas: o de pré-incubação e o de incubação. Direcionado a empresas que estejam começando seus negócios em TI, o processo de pré-incubação – que tem duração de 12 meses, prorrogáveis por mais seis – é destinado a empreendimentos que já tenham um protótipo funcional de produto ou serviço e que necessitam de apoio para transformá-lo em um negócio viável.
Para isso, são oferecidas facilidades como uso de Data Center, orientação tecnológica e empresarial por meio de mentorias em grupo e individualizadas, capacitação para empreendedores, divulgação midiática, entre outros serviços.
Já o processo de incubação tem duração de 36 meses, podendo ser prorrogado por mais 12, e é direcionado a empresas de TI que já estejam no seu estágio inicial de comercialização
Infraestrutura
A Inova Metrópole conta hoje com 23 empresas, sendo nove pré-incubadas e 14 incubadas. A instituição está localizada na sede do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), que tem estrutura de mais de 8 mil m², distribuídos entre 137 salas.
Além dos ambientes de coworking, a incubadora oferece acesso a salas de reunião e ao Datacenter do IMD, centro de processamentos que abriga um supercomputador com mais de 2,1 mil núcleos de processamento e 8 terabytes de memória RAM. Tudo isso é oferecido aos empresários por mensalidades subsidiadas, que vão de R$ 224,79 (para pré-incubados) a R$ 522,18 (para incubados).
Fonte: G1RN