O INSS vai continuar pagando antecipadamente o BPC – Benefício de Prestação Continuada – e o auxílio-doença àqueles que têm direito a esses benefícios. A autorização para prorrogar a antecipação foi assinada nessa quinta-feira (2) pelo presidente Jair Bolsonaro.
O Ministério da Economia explicou, em nota, que essa decisão foi tomada porque o atendimento presencial nas agências está prejudicado, por causa das medidas de controle do novo coronavírus, e por isso nem todas as agências estarão aptas para atender ao público.
A medida, válida até o dia 31 de outubro desse ano, é para evitar que beneficiários fiquem sem assistência nesse período. A previsão é de que as agências comecem a retomar gradualmente os atendimentos já no próximo dia 13 de julho.
Para sacar o valor referente à antecipação do auxílio-doença ou do BPC, o cidadão deve levar ao banco o número do benefício e um documento de identificação, com foto. Esse número pode ser encontrado no site ou no aplicativo “Meu INSS” na opção “declaração de Beneficiário do INSS.
No caso de auxílio-doença, o valor pago é de um salário-mínimo e para o BCP, é de R$ 600 por até três meses.
Fonte: Agência Brasil