Alertas do Inmet para este domingo e segunda-feira — Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas em todo o Rio Grande do Norte deste domingo até 10h de segunda-feira (28).

Os dois alertas são de escalas diferentes. Um deles tem grau de severidade de “Perigo”, o segundo numa escala de três níveis, e atinge 147 cidades do estado. O outro é de “Perigo potencial” e atinge as outras 20 cidades.

Níveis de chuvas

Grau de severidade
Perigo potencial (amarelo)Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
Perigo (laranja)Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autotidades.
Grande perigoSituação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.

A maioria das cidades do estado (as 147 que estão no alerta de perigo) podem sofrer chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, além de ventos entre 60 e 100 km/h.

Já as outras 20 cidades (do risco de perigo potencial) têm chuvas de até 50 milímetros por dia e vento de até 60 km/h.

Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, o órgão recomenda ainda desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Qualquer orientação ou auxílio, devem ser contatados a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Chuvas intensas

Neste fim de semana, Natal, Mossoró e várias outras cidades do estado tiveram chuvas intensas, que causaram transtornos em diversos locais, com pontos de alagamento, água invadindo casas e também destruindo ruas.

Em Parnamirim, uma cratera foi aberta em uma rua após as chuvas e ela ficou intransitável para motoristas e pedestres.

 

 

 

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *