Estudante Arley Willer criou protótipo capaz de monitorar o consumo de energia elétrica em residências, a potência dos equipamentos e indicar sinais de desperdício

Um projeto de prototipagem, que vem sendo desenvolvido pelo aluno do curso de Tecnologia em Redes de Computadores do UNI-RN, Arley Willer Neves da Silva, pode ajudar consumidores residenciais a gerenciar o próprio consumo de energia elétrica. O estudante desenvolveu um protótipo, com uma placa de Arduíno (placa de hardware livre), capaz de monitorar o consumo de energia elétrica em residências. O monitoramento no consumo da eletricidade possibilitará ao consumidor, sobretudo, o doméstico, adotar medidas que reduzam o desperdício de energia e, consequentemente, os gastos com o uso da energia.

Estudos estão em andamento para um modelo que funcione em ambiente online (com internet disponível) ou offline (sem internet disponível) . Neste último caso, seria utilizada a tecnologia bluetooth.

Segundo o estudante, a partir da leitura da corrente elétrica e da potência de consumo, ele obtém o valor gasto, em reais, no exato momento da leitura, bem como o valor acumulado. Ele destaca que as leituras estão sendo aprimoradas para que se aproxime bastante do valor real consumido.

A pesquisa do aluno foi um dos trabalhos apresentados durante o XV Congresso de Iniciação Científica do UNI-RN (CONIC), que começa nessa sexta-feira (23) e se encerra amanhã, na própria instituição.

No mercado existem soluções que medem o consumo elétrico residencial, mas não apresentam um custo acessível ao consumidor final. A ideia do projeto, o estudante salienta, é fazer o mesmo que estes modelos fazem, preservando seu custo reduzido, com tecnologia nacional para o público do Rio Grande do Norte.

Fonte: Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *