IPÊS SE APAGAM ATÉ A PRÓXIMA ESTAÇÃO, FLAMBOYANTS “SE ACENDEM” –

Em alguns lugares do sertão nordestino, é popularmente chamado de sombreão: o flamboyant; aqui em Brasília acenderam as cores vivas, as cores da alegria, elas, também ditas acácia-rubras, flamboiã, encarnados, vistos e admirados.

O nome científico é bem majestoso: Delonix regia.

As imponentes árvores que aparecem bem antes do verão no Brasil semelham aos kooyoo, que são as conhecidas árvores vermelhas do outono japonês. Elas chegam um pouco antes da hora. Na capital, em Brasília, o colorido dos flamboyants está à vista, fazendo a alegria dos turistas e de quem caminha pelas quadras, sobre um tapete vermelho. A árvore, que fica sem folhagem em boa parte do ano, surge majestosa na primavera!

Quem costuma se exercitar no Parque da Cidade ou fazer caminhadas nas entrequadras, ao longo do Eixão, nos domingos do lazer, ou mesmo em frente ao Tribunal de Justiça, basta olhar a natureza em cor: os flamboyants estão por todos os lados. Um espetáculo de cores, que ameniza a crise, as dificuldades da vida, os temores, as apreensões, as dívidas, entram em pausa para a contemplação. No caso da capital é também um belo respiro no final do tempo marcado pela secura do cerrado!

Luiz Serra – Professor e escritor
 As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *