Uma cobra da espécie Jararaca apareceu em uma residência na zona urbana de Caicó, na região Seridó, na noite da última quarta-feira (19). De acordo com a Polícia Ambiental, o número de ocorrências do tipo no município aumentou quase 70% em janeiro no comparativo com dezembro.
O comandante do policiamento ambiental do município, capitão Rafael Victor, contou que a cobra de de cerca de 1 m de comprimento estava na calçada de uma casa no bairro Penedo. Os cachorros começaram a latir e chamaram atenção dos moradores que viram o animal e acionaram a polícia.
De acordo com ele, a jararaca tem o 3º veneno mais perigoso entre as serpentes que ocorrem nessa região.
“As mais comuns são as jibóias. Mas, entre as serpentes venenosas que ocorrem na nossa região, os venenos mais perigosos são os da cobra coral, da cascavel e, em terceiro, da jararaca”, destacou o capitão.
A cobra foi resgatada pelos policiais e levada para uma localidade distante da zona urbana, segundo a polícia ambiental.
Casos
A polícia alerta sobre o aumento do número de chamados envolvendo a presença de cobras na zona urbana. De acordo com o comandante, capitão Victor, isso acontece por causa do período chuvoso quando as cobras procuram locais para se abrigar.
Em dezembro de 2021, a polícia ambiental de Caicó realizou 13 regates. Até esta sexta-feira (21), já são 22 em janeiro. Um aumento de 69,2%.
“Nesse período chuvoso elas tendem a aparecer mais, principalmente ao amanhecer e ao anoitecer. Mas também não se deve matar, porque elas também têm seu papel na cadeia alimentar, além de ser crime ambiental”, reforça.
Segundo ele, a orientação das autoridades ambientais é que a população não tente mexer com o animal e nem capturá-lo. Nesses casos, deve chamar a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros.
O número da Polícia Ambiental é o 190. O corpo de bombeiros pode ser acionado nesses casos pelo 193.
Cuidados
As autoridades ambientais fazem um alerta à população que mora na zona rural. Eles devem andar sempre de bota, o evitar mexer em buracos e ter cuidado ao fazerem trabalhos em jardins. Isso deve ser feito usando preferencialmente luvas.
Já nas zonas urbanas, é importante evitar acúmulo de lixo e entulhos nos quintais, ou qualquer material que possa atrair ratos, alimento para as cobras.
Em caso de acidente, o ideal é tirar uma foto do animal ou caso a cobra seja morto, é importante levá-la ao hospital para a aplicação do soro específico para o tipo de veneno.
Fonte: G1RN