John Kerry, enviado do governo dos Estados Unidos, chega para reunião com a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em Brasília (DF), nesta segunda-feira (27), sendo recepcionado pela chanceler interina, Maria Laura da Rocha. — Foto: FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
John Kerry, enviado do governo dos Estados Unidos, chega para reunião com a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em Brasília (DF), nesta segunda-feira (27), sendo recepcionado pela chanceler interina, Maria Laura da Rocha. — Foto: FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O assessor especial do governo Joe Biden para o clima, John Kerry, se reuniu nesta segunda-feira (27) com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

O encontro ocorreu no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Kerry chegou ao local por volta das 11h10, acompanhado da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e a secretária-executiva do Itamaraty, Maria Laura da Rocha, também participaram da reunião.

Segundo a embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a visita de Kerry ao país tem como objetivo discutir dois assuntos centrais: questões climáticas e combate ao desmatamento. No início do mês, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou interesse em colaborar financeiramente com o Fundo Amazônia.

Kerry desembarcou em Brasília neste domingo (26), onde tem reuniões agendadas com parlamentares, ministros e empresários ao longo desta semana. O portal g1 apurou junto a integrantes do governo brasileiro e do governo americano que a agenda deve ser dividida em duas vertentes de discussão: agenda climática da viagem e agenda diplomática da questão ambiental.

Além da ministra do meio ambiente e Alckmin, Kerry também deve se reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e com a ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara.

Mais tarde, nesta segunda, o assessor de Biden e autoridades devem participar de um jantar na Embaixada dos Estados Unidos.

Fundo Amazônia

Entre os pontos que serão abordados durante a viagem de Kerry está a intenção dos EUA de fornecer recursos para programas de conservação e preservação da Amazônia, incluindo o aporte de recursos para o Fundo Amazônia.

No início do mês, durante a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Washington, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden sinalizou a intenção de colaborar com Fundo Amazônia.

A previsão é que o repasse do governo americano ao Fundo Amazônia será de US$ 50 milhões (R$ 270 milhões). O valor do aporte foi noticiado pela “Folha de S. Paulo” e confirmado pelo blog da jornalista Julia Duailibi por uma fonte do governo brasileiro que acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Washington.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *