CONVERSANDO COM O BLOG
QUANDO ACONTECEU SEU INICIO COMO PALESTRANTE?
Há mais de cinco anos eu entendi que tinha uma estória para contar. E que ela seria importante para as pessoas conhecerem. Foi aí que busquei os caminhos que me levariam a adotar a atividade de palestrante. É através dela que venho mostrando minha experiência de vida para as pessoas. E estou certo que tenho motivado muitos a superarem seus problemas e buscarem o sucesso.
VOCÊ TEVE ALGUMA AJUDA NO COMEÇO DA SUA CARREIRA?
Sim. Graças a Deus algumas pessoas acreditaram em mim e me deram oportunidades. Lembro inclusive de José Pinto e Sergio Freire, que através do Consorcio Eldorado me abriram as primeiras portas. Ao lado de outros grandes amigos, também responsáveis pelo inicio da minha carreira.
QUAL A FÓRMULA E O SEGREDO DO SEU SUCESSO?
A PNL – Programação Neuro-Linguística, já ensina que um dos segredos é procurar fazer bem o que pouca gente faz. Dessa forma você consegue marcar território. E isso eu passei a entender quando fiz vários cursos voltados exclusivamente para esse fim. Principalmente na SOAP Brasil, em São Paulo, a mais completa escola para palestrantes do país. Onde há cursos de todo tipo, de story line, de roteiro, apresentação, entre outros.
QUAL A SUA FORMAÇÃO ESCOLAR?
Eu não cheguei a concluir o quarto ano ginasial. Mas passei a ler os melhores livros, frequentar os melhores cursos na área que escolhi, sempre com os melhores professores. E assim, já recebi até diploma de Curso Superior da Universidade da Vida. Uma honraria especial da Academia de Letras de São Paulo. Ao lado de nomes como Jorge Gerdau, Viviane Sena e Ivan Zurita, executivo da Nestlé, por exemplo.
COMO VOCÊ SE SITUA EM RELAÇÃO AOS DEMAIS PALESTRANTES NO BRASIL?
Hoje existem cerca de 142 mil palestrante no Brasil, nas mais diversas áreas. Há muitos que são competentíssimos. E com persistência e perspicácia, eu consegui me tornar reconhecido nesse meio. E foi com muita obstinação e trabalho que cheguei a ser o numero um do Brasil, dentre os palestrantes mais requisitados, incluídos no rol dos aptos a serem contratados. Você comprova isso acessando o site palestrantes.org, site especializado, do veterano e respeitado Stephan Kanitz. O importante é entender a velha máxima: o fazer não muda. O que muda é a forma de fazer. Fazer diferente é a grande sacada.
COMO SE DEU O SEU ENTROSAMENTO COM OUTROS PROFISSIONAIS DA ÁREA?
Persegui muito esse entrosamento, mas ele aconteceu de uma forma natural. Fiz amizade com jornalistas como Alexandre Garcia, da TV Globo e publicitários como o meu grande amigo Roberto Justus. Há 3 anos existe essa sólida amizade, razão pela qual trouxe por duas vezes e a custo zero o seu programa O Aprendiz para o RN. Ele foi quem primeiro me anunciou como o melhor palestrante do Brasil.
VOCÊ FOI CITADO NUMA PUBLICAÇÃO AMERICANA?
Eu sou o único nordestino citado no livro do Instituto Caliper, Livro publicado nos Estados Unidos, sem edição em português, que aponta os vinte empresários que fazem a diferença no mundo. Confesso que isso me deixou muito feliz.
OS ESTADOS UNIDOS ESTÃO NOS SEUS PLANOS?
A partir de outubro eu irei fazer várias palestras nos Estados Unidos, começando em New Jersey. Contudo, não posso esquecer que a partir daí haverá também muitas surpresas e novidades para mim no Brasil, principalmente em São Paulo. Mas eu penso na possibilidade de morar no Canadá, no futuro. E ela existe, pois a minha filha que é empreendedora, pretende fazer ali o curso de Personal Stylist. Será a oportunidade de morar no exterior com toda a família.
É VERDADE QUE VOCÊ VAI MINISTRAR UM CURSO PARA PALESTRANTES?
Sim. Na ultima semana de outubro eu vou realizar em Natal o meu Curso para Palestrantes, de dois dias seguidos, para uma quantidade limitada de vinte pessoas. Essa limitação de participantes irá garantir a excelente qualidade do ensino. Ele será realizado no Centro de Eventos de Capim Macio, onde está instalado o meu escritório.
ALGUMA COISA A ACRESCENTAR NESSE FINAL DE ENTREVISTA?
Eu me considero uma pessoas desbravadora, disposta a aprender sempre mais. Lutei muito para dar certo na vida e continuo trabalhando para permanecer no topo. Porque chegar onde se quer até que é fácil. Permanecer ali é difícil. Esse é o grande desafio das pessoas. Por isso nunca esqueça. Empreender é Construir. Construir é Fazer. E você é e será sempre a sua melhor marca.