JUVENTUDE – Guga Coelho Leal

JUVENTUDE –

Éramos jovens, amávamos os Beatles e os Rolling Stones, mas, também, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Caetano Veloso, João Gilberto, Elis Regina, Nara Leão, Maysa, Roberto Carlos, Cely Campello e muitos outros artistas brasileiros. Anos 60 e70, o Brasil como o Mundo passava por uma revolução cultural, éramos inovadores, tempos da Escola de Engenharia, tempos de uma juventude sadia, vivíamos alegres, cantando a beleza da vida pela bucólica Natal.

Aqui fizemos o nosso rancho a beira do Rio Potengi, o Brisa Del Mar, A Palhoça, Galinha de Mãe, Tenda do Cigano, Confeitaria Atheneu, eram os nossos pontos de encontros, além dos velhos cabarés. Nesses lugares construímos vários “causos”

Quase menino, comprei uma velha Kombi e nela saímos para o bar e restaurante A Palhoça, que tinha umas barracas feitas de palhas de coqueiro coladas uma na outra, dava para se ouvir as conversas. Em uma das ocasiões eu ia passando e tinha um cidadão falando mal da polícia e dizendo que sabia quem tinha morto o deputado Carlindo Dantas. Eu ouvi tudo e combinei para quando o cidadão (que estava embriagado) passasse a gente dava ordem de prisão já que um dos colegas tinha uma carteira do NPOR. Dito e feito, quando o cidadão passou puxamos para dentro da barraca e foi dada voz de prisão, ele teria que falar quem tinha morto o deputado. Como o pobre homem não sabia começou a chorar, pediu para ser solto, ajoelhou-se, olhou para mim e disse.

– Doutor me solte que até corno eu sou, vamos conhecer minha mulher. Demos uma boa gargalhada e soltamos o pobre homem.

Ainda na Palhoça, na época do incêndio do Mercado da Cidade Alta, surgiram várias versões de quem tinha sido o culpado. Pois bem, um belo dia de sábado fomos iniciar os nossos “trabalhos” por lá. Sempre íamos para barraca bem-te-vi. Vizinho a nossa barraca estava um conhecido advogado com um cliente, que era um dos “investigados” de ser causador do incêndio, pois tinha saído do seu estabelecimento e deixado as luzes acesas e causado um curto circuito.

Em um dado momento ouvi o velho causídico, elogiar muito a sua profissão, foi quando combinei com os dois colegas que iria armar mais uma e falei bem alto.

– Eu não me formei em direito porque achei muito fácil. Atingi em cheio o objetivo, ele levantou-se e perguntou: os senhores são formados em quê? Somos engenheiros eletricistas, respondi, (a conversa dele com o cliente era sobre circuitos elétricos), nós éramos apenas estudantes de engenharia civil.

Fomos convidados a fazer parte da mesa e responder várias perguntas com despesa pagas. Depois de bebermos muito, eu resolvi confessar a verdade e fiz a apresentação dos colegas, todos, filhos de amigos dele.  Surpreso e com um tom de voz eloquente falou.

– Bandidos vocês me enganaram, e nos deu um grande abraço dizendo.  – Como castigo vocês vão passar a tarde toda bebendo aqui comigo e tudo por minha conta. Era o que nós queríamos.

“A juventude é a embriaguez sem vinho.”

 

Guga Coelho Leal – Engenheiro e escritor, membro do IHGRN

As opiniões emitidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

Recent Posts

Natal completa 425 anos nesta quarta (25)

Natal comemora 425 anos de história nesta quarta-feira (25). O nome da cidade foi escolhido justamente pelo fato…

14 horas ago

Avião com mais de 60 pessoas cai no Cazaquistão

Um avião da Azerbaijan Airlines com 67 pessoas a bordo caiu perto da cidade de Aktau,…

14 horas ago

‘Rolezinho’ termina com 13 motocicletas apreendidas em Mossoró

Um "rolezinho" terminou com 13 motocicletas apreendidas pela Polícia Militar na madrugada desta quarta-feira (25), dia de…

14 horas ago

PRF prende no RN motorista com carro alugado que deveria ter sido devolvido em 2018

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu nesta quarta-feira (24) na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal, um…

14 horas ago

Cães participam de ensaio fotográfico de formatura em Natal; veja imagens

Um hotel e creche de cães de Natal realizou um ensaio fotográfico de formatura com alguns…

14 horas ago

Mudanças climáticas e IA serão pautas do Brasil à frente do Brics

O Brasil assume a presidência do Brics em 1º de janeiro do ano que vem…

14 horas ago

This website uses cookies.