LEMBRANÇAS DE ONTEM –

Manhã de domingo e eu, sozinho, dirigindo e ouvindo música pela Rota do Sol em direção à praia de Cotovelo, na Grande Natal. Remoía preocupações, quando a emissora sintonizada iniciou programação com sucessos dos anos 60. Vi-me adolescente novamente. Lembrei de dois amigos, ambos na faixa dos 16 anos de idade, que me ajudavam a surrupiar o carro da família para aventuras noturnas insensatas.

Aprendi a dirigir num Jeep Willys 1957.  Curtia a liberdade de passear no domingo à noite, após deixar pai e mãe no Cine Rio Grande para a sessão das oito. Isso me concedia duas horas para estripulias junto com Aldemir Vilar e Ivan Brandão.

Numa dessas fugas, seguimos para a Av. Alexandrino de Alencar onde paquerávamos umas garotas. Na volta, preocupado em deixar os amigos em casa e ir apanhar os pais no horário aprazado, cruzei a Hermes da Fonseca em alta velocidade. Por questão de não mais que um segundo deixamos de ser abalroados por outro veículo com velocidade muito superior à nossa.

Reverbera até hoje nos meus tímpanos, com todas as letras e entonações, a descompostura impublicável emanada daquele motorista revoltado com minha irresponsabilidade.

Ao completar 17 anos o carro da família era um utilitário Rural Willys 1959, branco e azul. Meu pai não dirigia nem tínhamos motorista para o dia a dia. Eu, como o mais velho dos filhos, era o faz-tudo da casa. Detestava ser acordado de madrugada para levar minha mãe Laura à feira do Alecrim, aos sábados – hoje, eu a levaria todos os dias da semana se fosse para tê-la outra vez entre nós.

Os Vilar eram nossos vizinhos, daí o bem querer de nós todos por todos eles. Estreamos a Rural, eu e Aldemir, numa daquelas folgas de domingo. Paramos o carro na Praia do Forte e ficamos sentindo a brisa amena vinda do mar na companhia de duas frequentadoras da antiga Praça Pedro Velho, ambas complacentes e compreensivas para com dois estudantes sem drogas sem álcool e sem dinheiro.

A vida melhorando e aos 18 anos eu dirigia um Simca Chambord, 1960. No primeiro passeio oferecido às minhas irmãs atropelei uma criança que atravessara correndo a Avenida Circular, em direção à praia. Levíssimas escoriações, mesmo assim meu pai pagou uma nota preta pelas possíveis consequências psicológicas acarretadas ao acidentado. Fiquei privado de dirigir o belo sedan durante semanas.

Ao passar no vestibular fui presenteado com um fusca. A família perdeu um motorista amador, e eu ganhei o primeiro carro. Meu fusca tinha a cor de vinho, era de segunda mão e não recordo o ano de fabricação. Mas nada disso interessava. Ele era o meu fusca. Registrado em meu nome. Minha propriedade.

 Lamento, nunca ter externado ao meu pai com um abraço apertado e um beijo na face, a felicidade que ele me proporcionou com aquele presente. Outros fuscas vieram. Acho que foram quatro ao todo, mas nenhum deles foi tão importante quanto o da cor de vinho.  Naquele fusquinha eu levei a primeira namorada para o primeiro jantar no Restaurante Xique-xique, pago com o meu primeiro salário.

Cheguei ao meu destino no exato momento em que a emissora terminava a programação alusiva àqueles anos dourados. Não me importei com a interrupção e guardei as lembranças de ontem na gaveta das boas recordações, porque, uma música, um odor ou uma foto que caracterize a época, as libertarão outra vez.

 

 

José Narcelio Marques Sousa – Engenheiro e Escritor

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores
Ponto de Vista

View Comments

  • Como dizia a propaganda da SHELL nas revistas O Cruzeiro e Seleções "Para o melhor carro do mundo, o seu, oleo Shell.

Recent Posts

Caminhão sai da pista e capota nas margens na BR-226 no interior do RN

Um caminhão com uma carga de argamassa saiu da pista nas primeiras horas da manhã…

52 minutos ago

Comando da PM investiga tiros disparados dentro de batalhão em Natal

O Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte abriu uma investigação para apurar…

1 hora ago

UFRN oferta 268 vagas residuais para cursos de graduação; veja como se inscrever

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas para o…

1 hora ago

Três suspeitos são presos após tentativa de assalto com reféns em Parnamirim

Três suspeitos foram presos em Parnamirim após realizarem um assalto em uma clínica, no bairro de passagem…

1 hora ago

Deputada estadual registra queixa após ter portão de casa derrubado por homens na Zona Norte de Natal

A deputada estadual Eudiane Macedo (PV) registrou um boletim de ocorrência nesta segunda-feira (23) após…

1 hora ago

Confira o que abre e fecha no comércio nos dias 24 e 25 de dezembro em Natal

O horário de funcionamento para o período de Natal nos centros comerciais e nos shoppings da da…

1 hora ago

This website uses cookies.