LETRAS ALAGOENSES –
Outro dia fui questionado o porquê do novo projeto cultural da Academia Alagoana de Letras, ter sido chamado de Letras Alagoenses e não Letras Alagoanas.
Rapidamente respondi que o nome escolhido era antes de mais nada uma homenagem a um símbolo de nossa terra: dos primeiros jornais a circular no Estado ainda no início do século passado, batizado como Iris Alagoenses, e em segundo lugar, porque é um nome diferente, que chama atenção.
Letras Alagoenses, é a feição da Academia Alagoana de Letras: Inovação.
A pandemia do coronavírus é uma realidade! Imagino que a situação atual não esteja fácil para você que agora está lendo, assim como não está sendo para mim ou para qualquer outro ser humano desse planeta.
Um vírus que nos obrigou, de uma hora para a outra, a tomar atitudes que talvez já devêssemos ter tomado antes, como cuidar melhor uns dos outros, exercitar a empatia, investir na reflexão e autoconhecimento, diminuir o consumo e acima de tudo: criar, incentivar os semelhantes a melhor sobreviver, ocupar a cabeça, continuar a ser feliz.
Mas se o que há de negativo está sendo muito propagado e você provavelmente já está mais do que contaminado por tantas notícias relacionadas ao tema, penso que vale a pena conhecermos o que também têm ocorrido no aspecto positivo, afinal de contas, como dizia Nietzsche, “é preciso ter o caos dentro de si para dar à luz uma estrela dançante”; e estrelas dançantes certamente nascerão dessa bagunça toda. E foi assim que brotou Letras Alagoenses, Ontem, Hoje e Sempre.
Na expectativa de variar e ajudar a emanar reflexões positivas, fortalecido por inúmeros acadêmicos, juntos, sempre juntos, resolvemos oferecer à comunidade cultura de Alagoas, essa ferramenta virtual cuja concepção está embasada em três objetivos básicos: preencher, divulgar, fortalecer.
Preencher, como forma de ocupar a mente dos sócios efetivos da Academia Alagoana de Letras através de atividades sadias, onde cada um discursa sobre aqueles que o antecederam em sua cadeira.
Divulgar, a partir do momento em que célebres nomes que escreveram a literatura da Terra Caeté em todos os tempos, são resgatados através de suas obras.
Fortalecer, o nome da mais importante Casa da Cultura em Alagoas, como uma instituição que tem por objetivo fundamental, levar ao seio da comunidade, em todos os níveis, referências diversas, que servem para aumentar a cidadania dos seus integrantes, uma vez que conhecendo o histórico de personagens que pontificaram no passado, possuirão melhores condições de conhecer a si próprios.
Letras Alagoenses, como tudo no mundo, inicialmente era somente um título de algo que inexistia. Hoje é a comprovação de que o fato mais essencial do espírito vivo de um homem é sua paixão pela aventura. A alegria da vida vem de nossos encontros com novas experiências e, portanto, não há alegria maior que ter um horizonte sempre cambiante, cada dia com um novo e diferente sol.
Alberto Rostand Lanverly – Presidente da Academia Alagoana de Letras