LIÇÕES DO CRISTO-JESUS –

No Evangelho segundo Mateus, o Sermão da Montanha começa no capítulo 5 e vai até o capítulo 7. Ali estão concentrados os mais valiosos ensinamentos do Cristo-Jesus. Vejamos alguns deles.

“Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.”

Grande é o número dos que julgam facilmente. No entanto, ninguém quer ser julgado. Por sermos ainda imperfeitos, não conhecermos plenamente a verdade, o nosso julgamento também é imperfeito. Daí, qualquer julgamento que fizermos é falho. Assim, é melhor não corrermos o risco de cometer injustiças – pois, se o fizermos, ao nosso tempo, seremos igualmente injustiçados.

“Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão”.

O que é sagrado, as nossas pérolas são o que já angariamos em termos de conhecimento e experiência com Deus, são os frutos vindos dos ensinamentos do Cristo. Não devemos desperdiçar essas pérolas, devemos ficar atentos às ciladas, ter auto controle, firmeza, perseverança e fé. Não devemos gastar nossas pérolas com coisas vãs, perdendo a calma, nos irando ou nos iludindo com o que não nos faz bem. Também não devemos ser exagerados ao levar o nosso conhecimento àqueles que, notadamente, ainda não estão preparados à receber. Não devemos impor as nossas crenças!Certa vez o Cristo disse a Nicodemos: “Eu lhes falei de coisas terrenas e vocês não creram; como crerão se lhes falar de coisas celestiais?” Do mesmo modo, o Apóstolo Paulo, ensinando aos Coríntios, lamenta: “Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis;”
Palavras semelhantes encontramos e Hebreus: “Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança;” (Hebreus 5:13).

Todo esse ensinamento é para nos confortar. Tudo tem seu tempo certo. Tudo tem seu ritmo. Cada pessoa tem seu livre arbítrio, e devemos respeitar a condição de cada um – inclusive a nossa própria condição.

E a regra de ouro é esta: “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas”, nos ensina o Mestre dos mestres. E assim devemos proceder.

O Cristo ainda nos dá um último alerta: “Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!” Ou seja, não nos deixemos levar por simples palavras! Devemos seguir o exemplo. Se a pessoa não tem bons exemplos, vãs são suas palavras. O Cristo é seguido porque Ele é o maior exemplo – “pois ensinava com autoridade.” Autoridade de quem faz o que diz e diz o que faz. Assim também devemos proceder. Que Deus nos fortaleça e ajude em tudo, para que não sejamos hipócritas em qualquer coisa que fizermos ou falarmos. Amém!

 

 

João Batista Soares de Lima  – Ex-secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.

 As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *