Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, a Liga Contra o Câncer irá realizar, amanhã (27), a inauguração de sua mais recente aquisição: o PET-CT PSMA, utilizando o gerador de Gálio-68, seguido da realização do primeiro exame com a nova tecnologia.
Trata-se de um enorme um avanço para a oncologia do Rio Grande do Norte, uma vez que esta tecnologia é o que existe de mais moderno na Medicina Nuclear, com capacidade superior de detectar tumores de próstata e tumores neuroendócrinos precocemente.
A tecnologia é uma fonte de material radioativo utilizada na realização de exames de imagem através de tomógrafo por emissão de pósitrons (PET scan) somado à tomografia computadorizada (CT), e permite que seja realizada uma nova modalidade de exames para pacientes com tumores de próstata, além de alguns outros tipos de tumores, gerando, através do mapeamento de diferentes moléculas e receptores presentes nas células do corpo humano, uma imagem em alta definição, resultando em uma considerável melhora do diagnóstico da doença e na escolha mais adequada do tratamento. Atualmente, poucos hospitais no país possuem o gerador, sendo a Liga uma das pioneiras no Nordeste.
Atualmente, a equipe de medicina nuclear da Liga é composta por três médicos nucleares, três radiologistas, sete biomédicos, uma enfermeira, uma física e 6 técnicas de enfermagem . O Exame dura cerca de 20 minutos, é indolor e não causa nenhum tipo de reação alérgica ou efeito colateral.
O PET-CT Galio 68 PSMA será utilizado em casos específicos, onde, para cada tipo de tumor devem existir indicações precisas, ou seja, o exame deve ser feito em casos selecionados, dependendo da situação clínica.