A Liga Norte Riograndense Contra o Câncer  completa 69 anos de fundação amanhã. Fundada em 17 de julho de 1949, passou de uma simples casa de recolhimento de cancerosos para se tornar o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Estado, e referência em tratamento contra o câncer, tanto no aspecto quantitativo (volume de atendimento), quanto qualitativo (recursos técnicos) da região Nordeste.

Com toda sua experiência acumulada e se consolidando cada vez mais na área acadêmica, a instituição inaugura nesta terça-feira, a partir das 9h, em seu Centro Avançado de Oncologia – CECAN, seu mais novo legado: a Escola de Oncologia da Liga Contra o Câncer. Se trata de uma unidade com o objetivo de fortalecer a qualificação de novos especialistas da área da saúde no Rio Grande do Norte, incentivando atividades de pesquisa e visando a melhoria da assistência ao paciente com câncer.

Buscando se tornar instituição de ensino superior em um curto período de tempo, a Escola de Oncologia já nasce com o reconhecimento do MEC, abrigando residências médicas nas áreas de Mastologia, Radioterapia, Cancerologia Clínica, Cancerologia Pediátrica, Cancerologia Cirúrgica, Patologia Clínica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e ainda residências nas áreas de Enfermagem, Nutrição e Farmácia. A Escola irá atuar em todas as fases da educação superior, com parcerias com o conjunto de universidades públicas e privadas do Rio Grande do Norte, em diversos cursos de graduação e pós-graduação.

Outro fundamental campo de atuação da Escola de Oncologia será o da pesquisa clínica: “Atualmente já temos um avançado e respeitado programa de pesquisa em todas as fazes da educação superior, com diversos trabalhos em andamento e outros já premiados internacionalmente, publicados em respeitadas revistas da Europa e Estados Unidos, que influenciam condutas na oncologia e se revertem em um retorno muito grande para a sociedade. Em um futuro próximo seremos não apenas uma unidade hospitalar assistencial, mas também uma unidade hospitalar de ensino superior, com cursos de graduação e pós-graduação. ”, afirma o Coordenador da Escola de Oncologia, Edilmar de Moura Santos.

Aproveitando a celebração do aniversário, a Instituição irá lançar também, a Biografia de um de seus mais ilustres colaboradores, o Dr. Aluísio Bezerra de Oliveira, professor universitário aposentado e primeiro médico especializado em oncologia do RN, que começou a atuar na instituição em 1970 e é responsável por inúmeras mudanças positivas na Liga Contra o Câncer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *