LITERATURA BRASILIS, SÉRIE HISTÓRICA, SERÁ LANÇADO NA CAPITANIA DAS ARTES –
O livro “Literatura Brasilis – Colleción Potiguar – Edição 2019” nasceu da necessidade de apresentação da nossa literatura na Feira Internacional do Livro de Havana, Cuba. A partir do momento em que nos foi atribuída a responsabilidade de representar o Brasil, em eventos programados pela União dos Escritores e Artistas Cubanos – UNEAC, foi impositiva a edição de um livro bilíngue. Não poderíamos nos apresentar, sem o apoio literário de trabalhos escritos na língua do país anfitrião.
Trata-se de uma coletânea de 34 poemas e 4 contos. Todos traduzidos para a língua espanhola. Uma tarefa cuidadosa, realizada pelo Professor Amaury Gêne.
O trabalho editorial da Unilivreira contempla seleção de textos que expressam a produção literária do Rio Grande do Norte, em sua contemporaneidade. Mas, também homenageia escritores precursores, como os clássicos José Bezerra Gomes e Jorge Fernandes. Nela, encontraremos os autores Alfredo Neves, Aluísio Azevedo, Aluízio Mathias, Brunno Mariano, Carlos Alberto Josuá Costa, Damião Gomes, João Andrade, José Ivam Pinheiro, Júnior Dalberto, Marcos Campos, Marcos Cavalcanti, Sandemberg Oliveira, Tereza Custódio. A nova geração de poetas foi representada por Gonzaga Neto, Gessyka Santos e Wescley Gama. Mescla de tradição com jovialidade. Exemplos de premiados escritores pertencentes a gerações distintas. A coletânea ainda traz textos poéticos dos cubanos José Martí e Félix Contreras. Conjunto harmonioso e irresistível. Um convite à boa leitura.
Dentre os colaboradores de Literatura Brasilis, os escritores Brunno Mariano Campos, Aluísio Azevedo e João Andrade participaram efetivamente das apresentações realizadas na XXVIII Feira Internacional do Livro de Havana, no período de 08 a 18 de fevereiro do presente ano. As professoras Alzeneide dos Reis, Elivânia Bezerra e Nadja Costa foram presenças especiais e colaboradoras. O tema “POR UM MUNDO SIN MUROS” alinhava as Leituras Compartidas, idealizadas por Pierre Bernet, com a mensagem pacifista, poética e resistente, tão essencial ao futuro da humanidade.
Destaque-se a importância da feira literária cubana, com sede principal na Fortaleza de San Carlos de la Cabaña, que recepciona milhares de visitantes de todo o mundo. A participação brasileira e potiguar nessa feira internacional teve o apoio da Associação Cultural José Martí do Rio Grande do Norte, que intermediou contatos, agendamentos e forneceu orientações aos integrantes da comitiva. Desta feita, a Embaixada Brasileira em Cuba e o Ministério da Cultura do Brasil se ausentaram das ações empreendidas. A falta eventual foi compensada pela atenção dos anfitriões Felix Contreras e Pierre Bernet, integrantes ilustres da UNEAC. Nos mesmos moldes de comitivas anteriores, todos os custos de passagens e hospedagem foram pagos pelos próprios integrantes do grupo voluntário.
O lançamento de Literatura Brasilis acontecerá na Capitania das Artes, dia 28 de março, às 19 horas. Os recursos levantados com a venda dos exemplares, série histórica e numerada, tiragem exclusiva de 200 unidades, serão destinados à cobertura das despesas editoriais e de tradução da obra.
Aluísio Azevedo Júnior, (organizador) – Livreiro e escritor