O livro “A quem serve a crise da Educação Brasileira? Uma análise da realidade educacional no Brasil e no RN” será lançado nesta sexta-feira (28) em Natal. O título é de autoria da vereadora Amanda Gurgel – que também é professora -, em parceria com o pesquisador do Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE), Nazareno Godeiro. O lançamento acontece a partir das 18h30 na Pinacoteca do Estado.
A partir de um levantamento de dados, a obra analisa diversos aspectos da crise da educação pública, como o baixo investimento brasileiro comparado a outros países, analfabetismo, Plano Nacional de Educação, adoecimento de professores, a situação de Natal e do RN e a concepção socialista de escola. “A precarização do ensino vai desde os baixos salários dos trabalhadores até a falta de merenda nas escolas”, analisa a vereadora.
Na opinião da professora, o trabalho representa um olhar da classe trabalhadora para a conquista de uma educação pública gratuita, universal e de qualidade para transformar o Brasil no caminho do socialismo. O livro aponta propostas para retirar o setor da situação dramática que vive hoje, como o investimento imediato de 10% do PIB exclusivamente em educação pública. “O Brasil precisa investir 10% do PIB agora, e na educação pública”, destaca Amanda.