Um lixo acumulado próximo à estação de trem do bairro de Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal, tem afetado a vida de moradores trabalhadores da Comunidade Cidade de Deus, que fica na região. A sujeira fica à mostra e é visível para quem passar e também leva consigo o mau-cheiro e o aumento de moscas e mosquitos.
Os moradores falam que falta limpeza na região e que muitas vezes a sujeira é depositada no trecho pelas próprias pessoas da localidade. Eles citam ainda que animais mortos – como cachorros e gatos – são deixados ali. A reportagem da Inter TV Cabugi flagrou um cachorro morto nesta segunda (16).
A Urbana disse, em nota (veja mais detalhes abaixo), que realiza regularmente a limpeza da localidade e que vai limpar o trecho até o fim da semana.
“Sempre passo por aqui. E essa é a situação, com esse lixo”, disse o morador da região, Ivo Morais.
Parar passar pelo trecho, inclusive, ele estava usando três máscaras como forma de evitar o mau cheiro.
“É por causa da podridão, tem um cachorro jogado ali. Ninguém aguenta não. O mau cheiro está demais”, falou Ivo.
Dona Neide, que mora na região há mais de 10 anos, e é feirante nas proximidades do local, diz que o lixo tem atrapalhado o comércio e também o dia a dia em casa.
“A gente se sente prejudicado pelo lixo, que é demais. Tem dias que chega aí e é tanto bicho morto, gato morto, cachorro morto. Aqui a feira não tem mais condições. Eu trabalho na feira, é muita mosca, muito mosquito. E essas condições da estação. E a gente quer uma força dos órgãos”, falou.
“O mau cheiro é grande, mosca que só a benção de Deus. De noite ninguém está suportando [de mosquito]. Não era assim não, é muita sujeira. É porque está desprezado”.
Ela disse que por vezes ela mesmo enterra os animais que são jogados por outros moradores próximo à linha férrea. “Já achei oito gatos que o pessoal vem e joga aqui. Nós queremos uma providencia pelo menos na limpeza”, disse.
Urbana vai limpar trecho
Em nota, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) informou que faz a limpeza da área, mas disse que uma parte do terreno é de responsabilidade de outra instituição. A limpeza do local está programada para ocorrer até sexta (20).
A Urbana pediu ainda a colaboração da população, não sujando os terrenos e vias da cidade. O descarte irregular de resíduos é crime ambiental.
Fonte: G1