O novo lote de vacinas da CoronaVac contra a Covid-19 desembarcou no fim da manhã desse domingo (7) no Aeroporto de Natal. Foram enviadas mais 46.800 doses pelo Ministério da Saúde ao estado.
O avião da Gol com o novo lote aterrissou em solo potiguar às 11h44. A previsão inicial era de que as doses chegassem ainda na sexta-feira (5), mas a entrega foi adiada.
Tão logo as novas vacinas cheguem ao estado, elas serão novamente organizadas na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) para em seguida serem distribuídas para a Unidades Regionais de Saúde, de onde seguem para os municípios. A logística é idêntica à chegada dos lotes anteriores.
Os municípios, então, assim que receberem as doses, reiniciam o processo de vacinação.
Durante reunião na quarta-feira (3) com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) informou que devem ser vacinados nesta etapa prioritariamente idosos acima de 75 anos que estejam acamados e idosos acima de 85 anos. A medida segue dados técnicos, pois estes grupos são os mais vulneráveis à Covid-19.
A vacinação no estado havia sido encerrada para novos públicos após o fim das doses nos municípios. A programação feita pela Sesap indica que entre os dias 10 e 17 de fevereiro devem receber a segunda dose da vacina os profissionais da saúde e idosos institucionalizados que já receberam a primeira no mês de janeiro.
Como forma de organizar a demanda, capital Natal abriu cadastro para os idosos acamados acima de 60 anos que vão receber a vacina contra a Covid-19.
Doses da vacina
Com esse novo lote, o Rio Grande do Norte já recebeu 175.300 vacinas contra a Covid-19, sendo 143,8 doses da CoronaVac e 31,5 mil de Oxford/AstraZeneca.
As doses da CoronVac têm sido aplicadas em duas doses, sendo reservado metade do lote para a segunda aplicação do imunizante, já que entre as duas doses é entre 21 e 28 dias, segundo a fabricante.
Já as vacinas da Oxford em parceria com a AstraZeneca foram todas usadas apenas na primeira dose da vacinação no estado. Isso porque o tempo para aplicação da segunda dose é de cerca de 12 semanas, o que faz o governo do RN acreditar na chegada de novos lotes neste período. Essa vacina também tem eficácia média de 70% já na primeira dose.
O Rio Grande do Norte recebeu as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 no dia 19 de janeiro: um total de 82,4 doses da CoronaVac. No dia 24 de janeiro, chegaram mais 31,5 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. Já no dia 25 de janeiro chegaram 14,6 mil doses novamente da CoronaVac.
Fonte: G1