LULAhqdefault

Pesquisa Datafolha sobre eleição presidencial de 2018 mostra Lula em primeiro lugar nas intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial de 2018. Mas o ex-presidente perde para os demais concorrentes em qualquer cenário do segundo turno. A pesquisa aponta que, num segundo turno, Lula não garantiria a vitória e poderia ser derrotado pela ex-senadora Marina Silva (Rede), por Aécio Neves (PSDB), ou pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB). Os possíveis candidatos do PSDB consultados no levantamento oscilaram negativamente ou mantiveram patamares anteriores. Isso favoreceu Lula, que, junto com o PT, vive no momento desta pesquisa o auge do desgaste político

Em um eventual primeiro turno em que Aécio é testado como candidato do PSDB, Lula aparece com 22%, Marina com 17% e o tucano com 14%. Na sequência aparecem Jair Bolsonaro (PSC) com 7%, Ciro Gomes (PDT) com 5%, Michel Temer (PMDB) com 5%, Luciana Genro (PSOL) com 2% e Ronaldo Caiado (DEM) empatado com Eduardo Jorge (PV) com 1%. Num cenário com o governador Geraldo Alckmin no lugar de Aécio, Lula teria 23%; Marina, 18%, Alckmin, 8%; e Bolsonaro, 8%. Ciro Gomes e Temer teriam 6%; Luciana Genro e Ronaldo Caiado, 2% cada um; e Eduardo Jorge, 1%. Brancos e nulos, 20%; e não sabem, 7%.

Num cenário com o ministro José Serra como candidato tucano, Lula teria 23%; Marina, 17%; e Serra, 11%. Bolsonaro teria 7%; Ciro Gomes e Temer, 6%; Luciana Genro e Ronaldo Caiado, 2% cada um; e Eduardo Jorge, 1%. Brancos e nulos, 19%, e não sabem, 7%. Ainda em  outro cenário com o juiz Sérgio Moro, que conduz as investigações da Operação Lava Jato, e os três tucanos na disputa, Lula teria 22%; Marina, 14%; Aécio, 10; o juiz Sérgio Moro, 8%; Bolsonaro, 6%; e Serra, 5%. Ciro Gomes, Temer e Alckmin teriam 4% cada um; Luciana Genro, 2%; Eduardo Jorge e Ronaldo Caiado; 1%. Brancos e nulos, 14%; e não sabem, 6%.

Já no segundo turno, o resultado seria o seguinte: Aécio teria 38%; e Lula, 36%. Marina teria 44%; e Lula, 32%. Serra teria 40%; e Lula, 35%. Alckmin teria 38%; e Lula, 36% Marina teria 46%; e Aécio, 28%. Marina teria 47%; e Alckmin, 27%. Marina teria 46%; e Serra, 30%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *