O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou nesta terça-feira (14) o jornalista Hélio Doyle como presidente da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
A indicação já tinha sido anunciada, mas ainda estava pendente de publicação oficial. Hélio é jornalista e foi professor da Universidade de Brasília por 28 anos. Atualmente, atuava em campanhas políticas.
O jornalista assume o cargo de Kariane Costa que havia sido nomeada no último mês como presidente interina. Kariane é servidora de carreira e representante dos empregados no Conselho de Administração da estatal.
A Empresa Brasil de Comunicação é uma empresa pública federal criada em 2007, no segundo mandato presidencial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A EBC é um conglomerado de mídia responsável por prestar serviços de radiodifusão pública e gerir as emissoras de rádio e televisão públicas federais.
Hélio Doyle
Hélio Doyle é jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Na mesma instituição cursou mestrado em Comunicação e doutorado em História das Relações Institucionais e foi professor.
Doyle trabalhou como jornalista em diversos veículos de comunicação e também foi chefe da Casa Civil do Governo do Distrito Federal (GDF) na gestão do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB).
O jornalista fez parte do grupo técnico de comunicação durante a transição do governo Jair Bolsonaro (PL) para o governo Lula.
Antes, ele trabalhou na equipe de comunicação de Leandro Grass (Rede), que disputou o Governo do Distrito Federal, mas foi derrotado por Ibaneis Rocha (MDB).
Leandro Grass foi indicado para a presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pela ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Fonte: G1