Lume da Fogueira vence o Festival de Quadrilhas da Inter TV — Foto: Allan Phablo/Prefeitura de Mossoró
Lume da Fogueira vence o Festival de Quadrilhas da Inter TV — Foto: Allan Phablo/Prefeitura de Mossoró

A quadrilha Lume da Fogueira foi a grande vencedora do Festival de Quadrilhas Juninas da Inter TV 2023, realizado entre a noite de sexta-feira (9) a madrugada deste sábado (10) na Arena Deodete Dias, em Mossoró, no Oeste potiguar.

O grupo vai representar o Rio Grande do Norte no Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste, que vai acontecer no dia 18 de junho em Recife.

Ao todo, cinco quadrilhas participaram da disputa. A primeira a entrar na arena foi a Coração Nordestino, de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A quadrilha fez uma homenagem à cantora de forró Rita de Cássia, que morreu em janeiro deste ano. A homenagem à “Rainha do Forró” começou com uma retrospectiva de diversos sucessos dela nos rádios nos anos 1990.

Em seguida foi a vez da quadrilha Balão Dourado, de Natal, três vezes campeã do festival de quadrilhas. Os espectadores foram transportados para o Nordeste dos anos 1950, cuja fome e seca levaram muitos a migrarem para os grandes centros econômicos em busca de oportunidades melhores de trabalho.

Já passando da meia-noite, a terceira a se apresentar foi a Junina São João, também de Natal. De forma didática, o grupo contou com a junção de várias culturas que construíram a cultura junina brasileira, fazendo também menção aos nove estados da região.

A Lume da Fogueira destacou, na sua apresentação, a discussão sobre igualdade de gênero, machismo e a representatividade feminina. A vencedora foi a quarta a se apresentar e confirmou que se despede dos festivais de quadrilhas em 2023.

“A gente veio mostrar o poder feminino. Que as mulheres não são moeda de troca. Elas têm direito de fazer e estar onde elas quiserem. Deus está escrevendo muito lindo para este nosso encerramento. De fato, estamos acabando a quadrilha, vamos continuar apenas como grupo de dança e de teatro. A gente já contribuiu muito com o São João”, afirmou Abraão Morais, diretor do grupo.

Finalizando as apresentações, a quadrilha Brejo de Ouro, da cidade de Brejinho, fez uma homenagem ao cantor e compositor Reginaldo Rossi, com figurinos em cores fortes e modelos extravagantes em alusão ao estilo brega do cantor.

Além do tempo de 30 minutos para a apresentação, cada quadrilha junina foi avaliada pelos jurados nos quesitos como coreografia, figurino, repertório musical, casamento, marcatriz, marcador e conjunto.

A noite também contou com seleção de melhor marcador ou marcatriz, melhor casal de noivos e melhor rainha. O resultado já foi divulgado no raiar do dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *