Lyon e Besiktas estão excluídos da próxima competição europeia para qual se classificarem, anunciou a UEFA no início da tarde desta quarta-feira. Os dois clubes foram punidos por conta da confusão protagonizada por suas torcidas na partida de ida das quartas de final da Liga Europa, que aconteceu na semana passada.
Além da suspensão, ambas as equipes vão ter que pagar uma multa no valor de 100 mil euros, o equivalente a pouco mais de R$ 330 mil. A decisão tem validade de um ano – e mais um caso os torcedores voltem a causar episódioas graves como esse.
A confusão ocorreu antes de rolar a bola no jogo da última quinta-feira. De acordo com testemunhas, os torcedores turcos entraram em confronto com a polícia francesa fora do campo e, já dentro do estádio Parc Olympique Lyonnais, atiraram fogos de artifício na torcida da equipe mandante. Assustados, os franceses invadiram o gramado, e o tumulto ficou generalizado.
A decisão da UEFA explica que a punição ao Lyon é em função do “distúrbio, dos fogos de artifício, incapacidade de organização e invasão de campo”. O Besiktas, além desses motivos, foi punido também porque sua torcida arremessou objetos no gramado.
O Lyon venceu a partida por 2 a 1 e tem a vantagem do empate no jogo de volta, que acontece na próxima quinta-feira, em Istambul.