O presidente francês Emmanuel Macron homenageia nesta sexta-feira (14) as vítimas do atentado de Nice, há um ano (Foto: REUTERS/Eric Gaillard)

O presidente francês, Emmanuel Macron, homenageava nessa sexta-feira (14) em Nice as vítimas do ataque que feriu esta cidade da Riviera Francesa há um ano, após ter comemorado em Paris o feriado nacional ao lado do presidente americano, Donald Trump.

Como recordou a equipe de Macron, o 14 de Julho “tem agora a particularidade de ser também o aniversário de um ataque que enlutou a França”.

No atentado, um tunisiano jogou um caminhão de 19 toneladas sobre uma multidão na orla de Nice, deixando 86 mortos e mais de 400 feridos. Naquela noite, cerca de 30.000 pessoas estavam no Passeio dos Ingleses, a mais famosa avenida da cidade, em frente ao Mediterrâneo, para assistir a uma queima de fogos de artifício para o feriado nacional.

O ataque foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI), embora a investigação não tenha confirmado qualquer conexão direta com o atacante, que foi morto.

Macron pousou à tarde em Nice, acompanhado dos ex-presidentes François Hollande e Nicolas Sarkozy, a quem convidou para participar das homenagens. Também estavam presentes o príncipe Albert II de Mônaco e vários membros do governo.

Sob um sol escaldante, Macron condecorou vários cidadãos e membros das forças de segurança que tentaram parar o autor do ataque, o tunisiano Mohamed Lahouaiej Bouhlel, de 31 anos.

Fonte: France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *