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Os brasileiros maiores de 40 anos ultrapassaram os jovens em 2015 e passaram a formar um grupo maior de internautas no Brasil do que o composto por pessoas com idade entre 15 e 24 anos.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (25).

O número de internautas brasileiros cresceu 7,1% e chegou a 102,1 milhões em 2015. O ano marcou ainda a primeira vez que caiu o número de domicílios com computador e das casas com PCs conectados à internet.

Considerando as faixas etárias, os “quarentões” e os “cinquentões” somados às pessoas mais idosas compõem, respectivamente, o segundo e o primeiro grupos de internautas que mais cresceram em 2015.

As pessoas com idade entre 40 e 49 anos conectadas à internet somaram 15,5 milhões, alta de 13,9% em relação a 2014. Já os usuários de internet com mais de 50 anos formaram um contingente de 14,8 milhões, 20,1% maior que no ano anterior.

Com isso, os brasileiros “cinquentões” e mais velhos se tornaram mais numerosos na internet que jovens com idade entre 20 e 24 anos, que eram 12,5 milhões. Eles se tornaram a terceira faixa etária mais abrangente do Brasil na rede, atrás só de “quarentões” e “trintões” (22,1 milhões).

O crescimento da presença online dos brasileiros com mais de 40 anos foi suficiente para que, juntos, chegassem a quase um terço de toda a população brasileira na internet. De quebra, superou os 26,9 milhões de jovens conectados em 2015.

A liderança dos mais velhos tende a crescer nos próximos anos. Isso porque a internet já é difundida entre jovens (quatro a cada cinco já estavam conectados em 2015), mas apresenta índices menores de adesão entre a população com idade superior a 30 anos.

Exemplifica a situação a relação entre os índices de conexão das pessoas maiores de 50 anos e o dos indivíduos com idade entre 20 aos 24 anos: só 27,8% daqueles com mais de cinco décadas de vida possuíam acesso e 80,7% dos jovens já estavam na rede.

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