Políticos e autoridades acompanham lançamento do Mais RN

A Fiern realizou nesta manhã o lançamento do estudo Mais RN, análise realizada pela Macroplan, diagnosticando oportunidades e projetos com potencial de desenvolvimento econômico para o Rio Grande do Norte. O auditório da Casa da Indústria ficou lotado. A governadora Rosalba Ciarlini, várias lideranças empresariais, políticos e quatro dos candidatos ao governo estadual, nas eleições deste ano, estiveram presentes.

Ao avaliar as condições do RN para desenvolver as cerca de 400 oportunidades de negócios identificadas, o diretor-presidente da Macroplan, Cláudio Porto, destacou o bom desempenho registrado na geração de empregos (5,5%), a existência de uma malha viária razoável e a presença de fontes de energia renováveis.

Como pontos negativos e que precisam ser superados estão a falta de uma política de incentivos fiscais, a baixa qualificação profissional e educacional da mão de obra potiguar e a ausência de ferrovias, que dificulta a inserção dos produtos do mercado local ao mercado nacional.

Com os dados coletados, ficou evidente, na opinião de Porto, que “somente um esforço conjunto de toda a sociedade, com os poderes públicos investindo em infra estrutura e na formação profissional e educacional, poderá viabilizar um grande salto na economia potiguar”. Neste processo, também foi chamada a atenção para o papel do empreendedorismo privado.

O diretor da Macroplan disse ainda que ficou demonstrado que a iniciativa privada deve procurar formatar e aderir a “um pacto pelo desenvolvimento” cobrando do poder público os investimentos que cabe a ele fazer, mas também se mostrando disposto a acreditar no sucesso das oportunidades locais, com planejamento estratégico, modernização dos negócios e parcerias.

O conteúdo completo do estudo já está à disposição na Internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *