MANIFESTAÇÕES –

Manifestação é um ato coletivo em que os cidadãos se reúnem publicamente para expressar uma opinião política a favor ou contra determinada causa. É habitual que se atribua a uma manifestação um êxito tanto maior quanto maior o número de participantes. O objeto das manifestações são, em geral, tópicos de natureza política, econômica, e social. Em muitos países, manifestações populares de protesto são muitas vezes tratadas pelos governos como atos de perturbação da ordem pública eventualmente associadas a terrorismo.
A insatisfação diante dos desmandos  da ordem política, social e econômica acontecendo no Brasil, nesses últimos anos, e depois que tentaram dar um golpe para permanecerem  trinta anos no poder, veio o impeachment, ato aprovado pela maioria dos brasileiros e, principalmente, pelo Congresso Nacional,  tornaram-se comum fazer manifestações nas ruas das principais cidades.
Umas em apoio, outras violentas, onde bandidos disfarçados de manifestantes, cobrem o rosto com pano preto, afim de tumultuar,  provocando quebra-quebra  de lojas, incendiando veículos e provocando prejuízos incalculáveis ao patrimônio das empresas e governos, sem nenhuma justificativa, só baderna generalizada.
Aparentemente qualquer organização, Ong, pode fazer manifestações públicas, mas existem normas para isso. Solicitar permissão as autoridades, informar horário, local e segurança, mas, ultimamente, em Natal, qualquer grupo de pessoas vai pra rua de qualquer jeito e muitos por conta do lanche de pão  com mortadela, camiseta e algum dinheirinho  pelo trabalho encomendado. Geralmente sem resultado algum, só perturbação.
É preciso entender que passeatas de protestos ou de reivindicações, devem ser organizadas e com objetividade. Não adianta fazer só por fazer, para aparecer na mídia e depois voltar pra casa com a  sensação de perda de tempo.
O que vemos hoje são manifestações xoxas com  cada vez menos pessoas participando. Cansou. As pessoas estão se manifestando pela Internet, usando as redes sociais, mais cômodas e mais eficientes, capazes de influenciar resultados em decisões importantes.
As pressões que essas redes provocam, com um contingente enorme de gente, é impressionante. Então pra que sair de casa e se arriscar, à toa? Quando houver um bom motivo, tudo bem.
O momento atual é de muita cautela.  A limpeza de políticos que dilaceraram o país, principalmente, nesses últimos 13 anos, impedirá novas ações daqui pra frente. A corrupção não acabará, mas irá diminuir muito, com a punição de gente grande, como está acontecendo.
Essa leva de juízes novos, sem vícios nem medos, está mudando o Brasil, pra melhor.  E isso é positivo.
Vamos nos manifestar, com a inteligência que temos para escolher nossos governantes, no ano que vem, e fazer deste país um lugar agradável para viver, progredir e estar bem. E isto é possível, sim.

Jaécio Carlos – Apresentador do programa Café da Tarde no Youtube e TV Grande Natal

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *