Maria Carmem Barbosa em 2009 — Foto: Leo Martins/ Memória Globo
Maria Carmem Barbosa em 2009 — Foto: Leo Martins/ Memória Globo

Morreu na manhã desta sexta-feira (22), no Rio de Janeiro, a autora Maria Carmem Barbosa. A informação foi confirmada pelo sobrinho da autora. Em mais de 40 anos de carreira, ela escreveu programas de humor e novelas de sucesso.

Segundo o sobrinho Thiago Barbosa, Maria Carmem morreu durante a madrugada. Ela estava internada há dois meses na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. A autora tinha 77 anos. Ela sofria de Mal de Alzheimer. Sofreu uma queda brusca de pressão e uma parada cardiorrespiratória.

Maria Carmem começou a escrever por influência do pai, o humorista, jornalista e compositor Haroldo Barbosa.

Antes de ser um autora de sucesso, Maria Carmem trabalhou como produtora. Com menos de 20 anos, ela começou em uma empresa chamada Ensine Audiovisual.

No começo dos anos 1970, foi para a Rádio MEC, inicialmente escrevendo programas educativos para um projeto chamado Minerva. O amor pela música a levou a escrever também um programa de música, o “Falou e Disse”.

No mesmo período, ela casou e teve um filho. Pedro nasceu em 1973 e ela deixou o emprego para cuidar da criança.

Ainda no começo da década de 1970, ela começou a trabalhar como produtora na linha de shows da TV Globo sendo, inclusive, uma das primeiras mulheres a desempenhar a função.

Ela fez um estágio em “Satiricon”, programa escrito por Max Nunes e pelo pai, Haroldo Barbosa, e protagonizada por Jô Soares e Renato Corte Real.

Pouco tempo depois, ela começou a trabalhar em “Chico City”, com Chico Anysio, e “Azambuja & Cia”, que era inicialmente um quadro do humorista no Fantástico e depois se transformou em um programa independente.

Também na TV Globo, Maria Carmem Barbosa também trabalhou como produtora no seriado “Ciranda Cirandinha”, no especial “Mulher 80” e nas séries “Grandes Nomes e “Amizade Colorida”.

Ela também trabalhou na minissérie “Lampião e Maria Bonita”, escrita por Aguinaldo Silva e Doc Comparato.

Autora

Maria Carmem Barbosa estreou como autora de televisão em 1983, em um episódio da série “Caso Especial” chamado “Feliz Ano Novo de Novo” escrito em parceria com Euclydes Marinho e Christine Nazareth.

No mesmo ano, escreveu “Um Projeto de Vida”, episódio da série “Caso Verdade”.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *