A economista Maria Silvia Bastos Marques, ex-presidente da CSN, será a presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no lugar do economista Luciano Coutinho, que está no cargo desde maio de 2007. A nova presidente do BNDES, que já teve um cargo de direção no banco, foi presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e esteve à frente da Secretaria Municipal de Fazenda do Rio, na gestão do prefeito Cesar Maia, de 1993 a 1996. Maria Silvia é graduada em Administração Pública e tem mestrado e doutorado em Ciências Econômicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Em medida provisória publicada na semana passada pelo Diário Oficial da União, o BNDES passou a ser subordinado ao Ministério do Planejamento, comandado por Romero Jucá. Antes, o banco estava vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), pasta desmembrada e renomeada Ministério da Indústria, Comércio e Serviços e agora sob a tutela do Ministério das Relações Exteriores, cujo ministro é José Serra.
Maria Silvia Bastos é a primeira mulher a integrar o governo, após o anúncio da equipe ministerial composta apenas por homens. Jucá disse que Maria Silvia tem experiência no setor. De acordo com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, os partidos não indicaram mulheres para ocupar os ministérios. Apesar disso, Padilha disse que um dos postos mais importantes, a chefia de gabinete da Presidência, é ocupada por uma mulher, Nara de Deus Vieira.