O nome de Marta é um dos mais importantes da história do futebol. Jogadora mais indicada ao prêmio de melhor do mundo, a brasileira de Dois Riachos levou para casa cinco estatuetas.
Com uma carreira longa e de destaque, a camisa 10 ganhou projeção por sua habilidade e também liderança dentro da seleção brasileira. O fato pode ser percebido pela conquista do título de Maior Artilheira da História do Brasil, entre os times masculino e feminino. Marta marcou mais de 100 gols. Inspiração pura.
Tem mais, a alagoana que iniciou a carreira aos 14 anos no Vasco da Gama, venceu o ouro duas vezes, nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo e do Rio de Janeiro. Marta também levou pra casa duas medalhas de prata nas Olimpíadas de Atenas e Pequim.
Agora ela dá mais um passo importante em sua rica trajetória. A jogadora do Orlando Pride acaba de ser anunciada como embaixadora global da Boa Vontade pela ONU Mulheres.
Marta, atualmente com 32 anos, vai dedicar seus esforços para incentivar a luta pela igualdade de gênero e empoderamento em todo mundo. A ideia é inspirar mulheres e meninas a romper estereótipos para que elas consigam seguir em busca de seus sonhos. Inclusive no esporte.
A presença de Marta em um posto tão representativo é fundamental para a mudança de um cenário que vem se transformando ao longo dos anos. Olha só, durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, cerca de 4.700 mulheres, 45% do total de atletas, participaram representando seus países em 306 eventos.
Fonte: Hypeness.com
Fonte: Hypeness.com