Faltando três dias para a bola rolar na Copa do Mundo da Rússia, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou nesta segunda-feira, 11, o resultado da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias de produtos relacionados ao Mundial de Futebol 2018. No Rio Grande do Norte, apenas 28,2% das famílias potiguares irão às compras durante a Copa, número é superior à média nacional que registrou 24,1% de intenções de consumo.
“Apesar do número do Rio Grande do Norte ser 4.1 pontos percentuais maior que a média nacional, o levantamento mostra que a população não se empolgou ainda com a Copa do Mundo de Futebol e isso se deve, a nosso ver, muito ao cenário ainda complicado da nossa economia. Não podemos esquecer que temos mais de 13% da nossa população desempregada, sendo que no RN são quase 15%. Temos, também, índices ainda altos de inadimplência e endividamento. Mas nós temos a expectativa de que, a medida em que os jogos forem acontecendo e, de acordo com o desempenho da nossa seleção, possamos registrar um aquecimento maior nestas vendas, o que será muito positivo para o comércio”, afirmou o presidente em exercício da Fecomércio RN, Gilberto Costa.
A intenção de gasto apontada pela maioria dos entrevistados (41,1%) foi de mais R$ 300, 23,4% vão gastar até R$ 100 e 22% dos entrevistados pretendem desembolsar até R$ 200. Os produtos mais procurados pelos consumidores serão itens de vestuário masculino, feminino e infantil (9,4%), alimentos e bebidas (8,2%); e aparelhos televisores (7,4%).
A pesquisa da CNC também apurou em qual local será o consumo do principal item de consumo, alimentos e bebidas. Mais de 65% irão consumir os produtos em casa, contra 17% das intenções voltadas para o consumir em bares e restaurantes.
A pesquisa, foi realizada em todas as capitais do país e suas respectivas regiões metropolitanas, entrevistando cerca de 18 mil consumidores. O resultado da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias de produtos relacionados ao Mundial de Futebol 2018, mostrou que apenas 24% das famílias brasileiras irão às compras durante a Copa. O número representa menos da metade do que foi registrado em pesquisa semelhante realizada na Copa do Mundo do Brasil, em 2014 (50,1%).
Em relação aos gastos, 51,6% pretendem gastar pelo menos R$ 200 e 39,2% declararam intenções de consumir mais de R$ 300. Os itens mais procurados serão: alimentos e bebidas (9,9%); itens de vestuário masculino, feminino e infantil (7,5%) e aparelhos televisores (4,3%). Em relação a Copa passada, os gastos serão menores, 21,5%, 14,3% e 13,3%, respectivamente.
Os brasileiros (53,2%) vão consumir os produtos em casa e 18,8% vão para bares e restaurantes. Para 28%, não haverá diferença significativa quanto ao local de consumo de alimentos e bebidas.
Entre as capitais, os consumidores de Porto Alegre (72,7%), Macapá (72,5%) e Palmas (70,5%) apresentaram as maiores propensões a consumir alimentos e bebidas no domicílio, enquanto os de Belém (31,3%), Curitiba (24,9%) e Salvador (24,6%) tendem a se destacar no consumo fora do domicílio.